É errado usar pra?

Perguntado por: aandrade . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

“Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

Não há problemas gramaticais com “vou à” e “vou para”, mesmo porque o verbo “ir” pode ser regido tanto pela preposição “a” quanto pela preposição “para”.

1 com destino a, em direção a, na direção de, no sentido de, a, em.

preposição Forma reduzida da preposição "para" ou de sua junção com os artigos definidos (o, a, os, as) e/ou com seus pronomes homônimos (pra, pro, pras, pros).

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

1. continuar, prosseguir, seguir, avançar, proceder, retomar, progredir, desenvolver, prolongar.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Para mim fazer ou para eu fazer: qual é o certo? Antes de verbos no infinitivo, o correto é utilizarmos “eu”. Logo, a expressão certa é “para eu fazer”. Escrever “para mim fazer" é considerado erro sintático.

Expressão usada em explicações ou desculpas. O mesmo que "não será possível". Não vai dar pra eu sair com você hoje!

Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.

Exemplo: “Estou indo a padaria” ( para verificar se há crase, mudo “padaria” por “shopping”) Ficaria: “Estou indo ao shopping”. (Epa! Então deu “ao”!) Portanto, nesse caso, o “a” antes de padaria é com acento grave: Estou indo à padaria.

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

A dúvida de uma ouvinte é sobre o uso da crase na expressão 'Graças a Deus'. O professor Pasquale explica: 'quando se fala da entidade, ser supremo Deus, não se usa artigo. Esse 'a' é só preposição, regida pelo substantivo 'graças'.

As duas formas são corretas.