É errado ser egoísta?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Segundo a especialista, o egoísmo é positivo quando promove saúde, bem-estar físico e emocional, atendendo às necessidades do indivíduo, em favor de seu crescimento pessoal ou profissional, de maneira ética e respeitosa aos valores da sociedade onde vivemos.

Sendo natural ou adquirido, o indivíduo egoísta possui baixa consciência emocional, o que o limita enxergar o outro. Aliás, uma característica marcante do egoísmo é dificuldade de se colocar no lugar do outro. Não há empatia, ao contrário, há uma impaciência com o que é diferente a si.

Porém, o egoísmo movido somente pela autossatisfação, pode proporcionar malefícios não somente ao coletivo, como a nós mesmos. Ao desconsiderarmos os limites e as necessidades alheias para conquistarmos nossos próprios objetivos, criamos um mal-estar geral, que causa o afastamento das pessoas à nossa volta.

Os egoístas têm como principal característica enxergar apenas a si mesmos, agindo em prol de seus interesses e ignorando o fato de que suas atitudes muitas vezes podem magoar as pessoas.

Egoísmo: preocupação excessiva com as próprias vantagens à custa das dos outros. Maquiavelismo: atitude manipuladora e insensível e a crença de que os fins justificam os meios. Desconexão moral: estilo de processamento cognitivo que permite que as pessoas se comportem sem ética e sem sentir angústia.

A pessoa egoísta não obtém satisfação em dar; a sua preocupação está basicamente no que vai receber em troca. Pode dar a impressão de que toda esta energia que foca em si mesma é decorrente do amor próprio que sente. Contudo, todas essas atitudes implicam uma grande incapacidade de amar a si mesmo.

Como o próprio termo aponta, o egocêntrico possui o foco centrado em si mesmo. Por essa razão, é insensível, não considera opiniões alheias e transforma quase toda situação em um espetáculo cujo protagonista é ele. Sendo assim, conviver com uma personalidade egocêntrica é um tanto desafiador.

Coloque-se no lugar de outra pessoa.
Por exemplo: reflita sobre o que sua mãe, seu amigo, sua chefe ou outro conhecido seu sente em relação a determinada situação antes de tomar qualquer atitude. Quanto mais você treinar a sua empatia, mais rápido vai deixar de ser egoísta.

“Egoísmo: excessivo amor aos próprios interesses, sem atender aos dos outros. Egoísta: diz-se de pessoa que trata só dos seus próprios interesses, comodista.” Então, o egoísmo é quando uma pessoa está centrada APENAS em si mesma, cuidando SOMENTE dos próprios interesses.

O egoísmo é o inverso do altruísmo, enquanto o egocentrismo nada mais é que o egoísmo colocado em prática.

Especialistas no assunto, como Richard e Rachael Heller, definem o egoísmo saudável como a capacidade de “respeitar as próprias necessidades e sentimentos, mesmo que os outros não o façam. Especialmente se os outros não o fizerem.

Uma pessoa egoísta é por definição aquela que só pensa no próprio bem-estar, então nem é de surpreender que ela acabe fazendo com que a outra pessoa do relacionamento nem tenha voz, não fale nada ou que, quando fale, sinta que é totalmente desinteressante devido à visível falta de interesse do outro.

A seguir estão as 7 características mais comuns das pessoas egoístas:

  • Se aproveitam de todas as situações para se beneficiar: ...
  • Geralmente não gostam de compartilhar: ...
  • Levam ao extremo o princípio da reciprocidade: ...
  • Não gostam de emprestar nada: ...
  • Não gostam de fazer favores:

Como vimos, a importância de pensar em si mesmo está além do que a maioria das pessoas tem consciência. Muitas vezes, quando nos colocamos em prioridade, temos a sensação de culpa, que não deveríamos ter. O autocuidado é fundamental para que possamos ser o nosso melhor e, a partir daí, dar o melhor para quem amamos.

O egoísmo é a tendência de valorizar o próprio ego, isto é, de colocar-se sempre em primeiro lugar, muitas vezes em detrimento das outras pessoas. Em outras palavras, o egoísta é aquele que pensa apenas em si, ou mais em si do que nos outros.

3 p us Que ou aquele que se considera dotado de qualidades superiores às dos demais; imodesto, pretensioso, vaidoso.