É errado se vingar?

Perguntado por: oportela . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

A vingança traz pessimismo, ódio, ressentimento… “Essas sensações vão enferrujando a alma”, diz o especialista. A vontade de se vingar gera vários males, como ansiedade, depressão e transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Outro mal comum entre os vingativos é a fobia social.

Apesar de ser um sentimento extremamente comum e que pode emergir nas mais diferentes personalidades, a vingança tem, sim, um lado obscuro; a começar pelo fato de ser um sentimento intenso, difícil de controlar. Muitas vezes, o desejo de se vingar acaba sendo mais prejudicial para aqueles que o albergam.

Eadeh acredita que a vingança nos faz bem por alguns momentos porque é através dela que temos a sensação de estar “fazendo justiça”. Basicamente, segundo ele explica, a vingança tem, sim, seu lado doce, mas também tem seu gosto amargo.

A vingança por si só não caracteriza motivo torpe, sendo necessário esclarecer a sua origem. É exemplo corriqueiro da doutrina, por exemplo, a hipótese em que o pai mata, por vingança, o estuprador da própria filha, o que não justifica o delito, mas impede que se tenha a ação como qualificada pelo motivo torpe.

A melhor vingança é viver bem! Os grandes momentos da nossa vida são aqueles em que temos a coragem de rebatizar a nossa maldade como o melhor que em nós existe. A vingança é um sentimento tão natural, quanto é o amor, a raiva, a gratidão, o medo, a alegria, a tristeza e o ódio.

A pessoa que quer vingança anseia infligir ao outro o mesmo dano sofrido, pensando que assim se sentirá melhor. Mas isso nem sempre acontece; serenidade ou senso de justiça não é alcançado em todos os casos. Gerar nos outros a mesma dor que eles nos causaram nos coloca, em muitos casos, no mesmo nível moral.

A vingança traz pessimismo, ódio, ressentimento… “Essas sensações vão enferrujando a alma”, diz o especialista. A vontade de se vingar gera vários males, como ansiedade, depressão e transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Outro mal comum entre os vingativos é a fobia social.

A melhor vingança é o esquecimento.
Confúcio dizia com grande sabedoria que, antes de começarmos a jornada da vingança, devemos cavar duas sepulturas: a nossa e a do nosso adversário.

Oração. Justiça com as próprias mãos. A vingança a Deus pertence – um estudo do Salmo 137. O livro dos Salmos é provavelmente a parte mais conhecida e lida do Antigo Testamento.

A vingança acontece quando a pessoa não consegue dar conta de seu Eu Machucado – ou seja, das suas dores, medos, invejas, raivas e outros sentimentos negativos – e acredita que sua dor é causada pelo outro.

São indivíduos que geralmente sentem bastante raiva, ódio, rancor, inveja, vontade de revidar sempre, com intenso desequilíbrio emocional, ou seja, que não possuem a habilidade de controlar aquilo que mais pode lhes prejudicar, que são as emoções e sentimentos negativos, cultivados constantemente.

As pessoas sentem necessidade de se vingarem umas das outras devido a um profundo sentimento de frustração e de inferioridade, o que em casos extremos, conduz a ódios e a sentimentos tão destrutivos para o outro como para si mesmas.

Significado de Vingar
verbo transitivo Tirar desforço ou desforra de (ofensa recebida), ou por (pessoa afrontada): vingar uma afronta; vingar o irmão. (Sin.: desforrar, desagravar, desafrontar, retaliar.).

Consoante os pontos de vista, a vingança pode ser considerada como uma ação altruísta, impondo justiça de forma supralegal, ou ainda de forma egoísta, à medida que o autor da vingança tomaria o papel do Estado de forma injusta.

Nas cenas finais, vemos as costas de uma mulher segurando um chapéu-coco, observando Nat e Mary de longe. Então, Nat consegue se vingar e finalmente mata Rufus mais de trinta anos depois que este matou seus pais.

E segundo Cleber Masson (2017) são elas: vingança divina, vingança privada e vingança pública.

Elabore um texto cheio de segundas intenções para um contato imaginário e envie-o para o seu ex “sem querer”. Faça-o pensar que a fila já andou. Mas corrija-se logo em seguida, mandando outra mensagem dizendo que foi um acidente. Assim ele entenderá que já não significa mais nada para você.