É errado se apegar?

Perguntado por: oreal . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

O fato de se apegar a objetos, crenças e pessoas pode nos fazer muito mal. Porque não se trata de depender, e sim de crescer livres. Porque não é necessitar, mas amadurecer emocionalmente.

De forma geral, o apego é uma necessidade de algo preencher um vazio em sua vida ou em sua autoestima. O problema disso é que o apego significa falta de liberdade, porque a pessoa está tão apegada que ela não consegue mudar ou experimentar coisas novas.

Tornamo-nos presas das coisas a que nos apegamos, porque o apego nos faz mal. Por esse motivo, a morte, para muitas pessoas, acaba sendo uma tragédia, só de pensar nela. Somos tão apegados a essa vida, que nem conseguimos ter afeição pelas coisas eternas: “Eu quero ir um dia para o céu, mas daqui quinhentos anos!”.

O amor é libertador; o apego é possessivo. Quando ama não precisa ver a outra pessoa para se sentir seguro, nem estar com ela para perceber como se sente. E não se questiona a toda a hora o que é que a outra pessoa está fazendo e com quem, como acontece com o apego.

5 dicas para não se apegar

  1. 1 – Aprenda a ser feliz sozinho. Quando você aprende a ser feliz sozinho, não precisa de outra pessoa. ...
  2. 2 – Não tenha medo de desistir. Desistir não é sinal de fracasso, não, viu? ...
  3. 3 – Não alimente mágoas. ...
  4. 4- Se deixe chorar. ...
  5. 5 – Errar faz parte da vida.

O comportamento de apegar-se é entendido como a forma que uma pessoa busca alcançar ou manter proximidade de outro indivíduo considerado capaz, importante ou que lhe supra alguma necessidade.

O que é a Teoria do Apego? O psicanalista John Bowlby (1907-1990) desenvolveu a teoria que o apego é inato do ser humano. Nós nos aproximamos das pessoas de maneira instintiva para criar vínculos que possam ser úteis tanto para nós quanto para os demais. O bebê, principalmente, procura esses vínculos para sobreviver.

Olá Lukah! Se você sente que esta característica traz prejuízos emocionais por se envolver intensamente a curto prazo nas relações, procure ajuda de um psicólogo para que seja possível compreender esta questão.

A pessoa apegada espera os eventos ruins que vivenciou se repetirem, por isso, vive armada e na defensiva. Ela tem necessidade de se proteger constantemente, deixando passar oportunidades para crescer e se livrar de seus medos. É difícil ter essa percepção sozinho.

O apego se faz presente de forma exagerada quando, por exemplo, lembranças incômodas não o deixam, uma dor insiste em permanece em seu peito, você está em uma relação que não lhe faz bem e não consegue sair ou ainda quando não consegue deixar um emprego do qual não gosta por medo do desconhecido.

O apego emocional é um sentimento mais interno e individual. Por exemplo, a pessoa quer muito estar com alguém, mas não interfere de forma definitiva na vida ou rotina do outro. Já a dependência emocional é uma necessidade invasiva e excessiva de ser cuidado, se estabelecendo por vínculos infantilizados.

Por que algumas pessoas não conseguem se apaixonar
Os psicólogos citam várias possíveis razões para esse quadro. Por exemplo: a pessoa pode sofrer de baixa autoestima. Nesse caso, ela não acredita que alguém é capaz de amá-la, o que a impede de amar alguém também. Outra razão para isso pode ser o perfeccionismo.

Os “traumas” em relacionamentos anteriores também costumam pesar. Mas, é importante dizer que, o que para mim é um trauma, para você pode não ser. Por exemplo: assim como a afetividade na infância, tenha sido ela excessiva ou mínima, pode ser o fator desencadeador da dificuldade em se apaixonar.

verbo transitivo Juntar, colar. verbo pronominal Segurar-se a, agarrar: na queda, apegou-se a um galho da árvore. [Figurado] Afeiçoar-se: apegou-se ao pobre enjeitado. Recorrer a, pôr-se sob a proteção de: apegar-se a Santo Antônio.

O tempo médio para os homens se apaixonarem é de 88 dias, enquanto os mesmos sentimentos de amor verdadeiro exigem pelo menos 134 dias das mulheres. Outro site de namoro, o Elite Singles, fez uma pesquisa em 2017 e descobriu que 61% das mulheres acreditam no amor à primeira vista, contra 72% dos homens.

Apego é um tipo de vínculo no qual o senso de segurança de alguém está estreitamente ligado à figura de apego. No relacionamento com a figura de apego, a segurança e o conforto experimentados na sua presença permitem que seja usado como uma “base segura”, a partir da qual poderá se explorar o resto do mundo.

Pra mim, faz sentido tratar o ficante com carinho, com respeito, abertura interesse e curiosidade. Faz sentido olhar pra pessoa e não para meu ideal de relação. Faz sentido se permitir apostar, se interessar, se vulnerabilizar… Ter prazer em conhecer.

Você se doa demais nos relacionamentos?

  1. Mantenha os laços de afeto em dia. “Por que você não me manda mais e-mails?”, pergunta a pessoa que nunca escreve para saber de você. ...
  2. Evite frustrações. Neste caso, então, a máxima “É dando que se recebe” faz sentido. ...
  3. Repense suas atitudes.

Como parar de sofrer com amor

  1. Ame-se incondicionalmente. Um amor não correspondido mexe com a autoestima e autoconfiança de qualquer pessoa. ...
  2. Desligue-se da pessoa. ...
  3. Evolua. ...
  4. Mude o foco. ...
  5. Permita-se o novo. ...
  6. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Você sente necessidade de consultar o seu parceiro em tudo que faz? Tem medo da solidão, da rejeição e do abandono? Quando você não está com seu companheiro, não suporta a distância e liga para ele várias vezes para saber aonde e com quem está? Você é incapaz de aproveitar os momentos em que está sozinha?

Frieza ou Frio é um termo que designa pessoas que estão cientes de algo, mas estão (ou fingem estar) despreocupados para com o ocorrido. Caracteriza-se pela falta de emoção, especialmente afeto e simpatia. Casos como esses são mais frequentes em assassinos e psicopatas.