É errado querer ganhar dinheiro?

Perguntado por: icaldeira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Não tem nada de errado em ter ambição, em querer ganhar dinheiro, em querer crescer, em querer virar o dono. Pelo contrário, isso é o que move as sociedades. O momento no Brasil é péssimo, mas isso é só um ciclo.

Muita gente fala que gosta de dinheiro, mas na prática a demonstração é oposta: nunca tem dinheiro guardado! Na verdade então a pessoa não gosta do dinheiro, mas sim daquilo que o dinheiro pode comprar. Em ambos os casos, a pessoa precisa se preocupar em TER dinheiro, seja para guardar, seja para comprar mais coisas.

Jesus, o maior líder de todos os tempos, nos deixou muitos ensinamentos sobre dinheiro. Foram mais de 20 parábolas sobre esse tema tão relevante para nossas vidas na atualidade. Dinheiro foi um dos assuntos mais abordados por Jesus em seus ensinamentos, embora não fosse o cunho financeiro a sua maior finalidade.

“A Bíblia não diz que o dinheiro seja o princípio de todos os males, mas sim 'o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males' (1 Timóteo 6:10 – BJ). É perfeitamente possível encontrar-se na posse de bens materiais, o que alguns chamaram um 'substituto da salvação.

Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”

Paulo diz essa frase em 1 Timóteo 6:10: "Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com dores".

Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido. Quando aumentam os bens, também aumentam os que os consomem. E que benefício trazem os bens a quem os possui, senão dar um pouco de alegria aos seus olhos?

Quem tem dinheiro, tem poder aquisitivo, quem tem valor tem poder divino.

Escolher a profissão por amor ou por dinheiro? Não há uma resposta única para isso. Porque não há como ser bem sucedido em uma profissão , se você não amar o que faz. Sendo assim, combinar nossas habilidades com as oportunidades que o mercado oferece é uma saída.

Dinheiro e felicidade podem andar juntos desde que você entenda que dinheiro é uma ferramenta importante de liberdade e qualidade de vida. Se tudo vai bem, ele é praticamente invisível, passa despercebido por nossas mãos e aparece quase sempre empregado em produtos supérfluos e desejos outrora esquecidos.

O dinheiro significa possibilidade de troca, e de troca por algo que traz realização pessoal. O dinheiro não é a única possibilidade de conseguir algumas coisas, mas é a possibilidade mais viável para muitas formas de satisfação, e também a mais prático.

Jesus nos diz no Evangelho: “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Lc 16,13). Judas servia a Deus, mas, queria também servir ao dinheiro. E quando o amor ao dinheiro entra no nosso coração, ele o governa. Ninguém consegue servir a Deus e ao dinheiro, tenhamos isso como princípio de vida.

Procurai o Senhor, todos vós, os humildes da terra, que praticais a Justiça por Ele estabelecida. Estes humildes da terra, que recebem os cuidados de Deus, são todos aqueles que não encontram força em si mesmos ou no seu poder oriundo do dinheiro.

A preocupação com os hábitos financeiros do homem é milenar. Provérbios 11.15: “Decerto sofrerá prejuízo aquele que fica por fiador do estranho; mas o que aborrece a fiança estará seguro”. Provérbios 22.26: “Não estejas entre os que se comprometem, que ficam por fiadores de dívidas”.

É assim que Deus nos quer, com responsabilidade no uso das coisas materiais, amor, ternura e afeto com as pessoas que nos cercam, mas jamais apego, excessos nos sentimentos, nos afetos para não sermos escravos do nosso próprio coração.

O denário era uma moeda de prata romana, cujo peso estimado era um quarto do siclo do santuário (aproximadamente 4 g). O seu valor representava o salário diário de um trabalhador e foi considerado equivalente à dracma (moeda grega) [2]. Quase todas as menções ao denário ocorrem nos Evangelhos.

16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos aaltivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

O que caracteriza a perda da alma é a sensação de não ser você mesmo ou de haver partes de si que foram escondidas ou perdidas. Como consequência disso, perde-se a energia e a vitalidade. Da mesma forma, sente-se uma forte sensação de vazio e ansiedade, quase sempre acompanhada por depressão e fadiga.

24 Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.

O versículo que diz que “o amor ao dinheiro é raiz de todos os males” significa que o amor pelas riquezas é uma fonte de toda sorte de problemas (1 Timóteo 6:10). Essa declaração foi escrita pelo apóstolo Paulo ao fazer uma advertência contra os falsos mestres e alertar para o perigo das riquezas.

1. O piromaníaco define a pessoa cujo dinheiro “queima nas mãos” e, portanto, gasta de maneira compulsiva.