É errado pegar o mel das abelhas?

Perguntado por: nalbuquerque . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Essa prática é prejudicial, não só por privar as abelhas do seu próprio alimento, mas também por explorá-las a produzir mais e mais para satisfazer os consumidores e gerar lucro.

Consumir mel não ajuda as abelhas. O que poderia ajudar é contribuir para que tenham sua própria colméia, sem atrapalhar. Para muitos de nós, isso pode não ser possível, mas muitos podem ajudar plantando plantas úteis para as abelhas em seus jardins ou espaços ao ar livre.

Em teoria, o figo, por ser uma fruta e não ser um produto animal, é vegano e pode ser aproveitado pelos seguidores do movimento. Porém, a relação entre a fruta e as vespas que fazem sua polinização pode ser vista pela comunidade vegana como exploração do trabalho animal.

Você sabe os motivos pelos quais a maior parte dos veganos não comem mel? É senso comum que as pessoas adeptas ao veganismo não consomem animais, tampouco produtos derivados dos mesmos. Seguindo esse raciocínio, como o mel é proveniente das abelhas, ele também entra para esta lista de produtos que os veganos não comem.

Amarelo ou âmbar, assim como o ouro, o mel tornou-se sinônimo de uma cor, que remete a valores positivos de doçura e aconchego.

Além disso, há uma quantidade significativa de frutose no mel, açúcar conhecido por causar gases e inchaço. Por esses motivos, algumas pessoas que fizeram o desafio do mel congelado relataram o aparecimento de sintomas como diarreia e dores abdominais.

Ferver o mel fará com que ele perca as propriedades naturais. Fato! Temperaturas elevadas promoverão o aumento da substância chamada hidroximetilfufural (HMF).

Quanto mais escuro o mel, mais rico em minerais, conseqüentemente sabor e aroma mais forte. O mel claro é considerado pobre em minerais e apresenta sabor e aroma mais agradável. O aroma e sabor do mel são o da flor de origem, vai do doce suave ao doce forte e podendo apresentar sabor ácido ou amargo.

A legislação brasileira afirma que só pode ser chamado mel a substância que tiver até 21% de umidade na composição - eis que os méis (também pode chamar de meles) produzidos pelas abelhas típicas do Brasil, em sua maioria, não têm essa característica; a umidade costuma ser bem maior.

Você vai precisar de apenas duas coisas: 1 colher e um copo de água. Para realizá-lo, basta despejar uma colher de sopa de mel de abelhas em um copo de água. De uma forma geral, se o mel for realmente puro, ele ficará todo agrupado no fundo do copo. Caso ele não seja 100% natural, o mel se dissolverá na água.

Assim, o mel torna-se num produto de origem animal porque é criado pelas abelhas e não surge directamente das flores. As abelhas sugam o néctar da flor, depositando-o no papo ou na vesícula nectífera.

Não, se é vegan ou vegetariano então não pode comer figos (ou pelo menos não deve). Ou se simplesmente não gosta de comer insetos... A saber, quando as vespas polinizam os figos, muitas vezes esses seres ficam presos no interior daquele fruto.

No cardápio inclui legumes, verduras, frutas, tubérculos, grãos integrais como aveia, chia, linhaça, quinoa e também as oleaginosas (castanhas). Ela supre nossa necessidade em todos os aminoácidos e a maioria das vitaminas e minerais.

Portanto, em nossa opinião, e de quase todos os veganos que você pode perguntar, figo é realmente vegano.” Em última análise, o que qualquer indivíduo sente que é apropriado ou não em sua dieta depende deles, mas, pela maioria dos padrões, os figos são tão apropriados para um vegano comer quanto uma fruta seria.

Sabia que veganos têm uma chance bem menor de desenvolver algum tipo de câncer? Além disso, esse tipo de alimentação é poderoso na prevenção de doenças cardiovasculares. Sem contar com 20% a menos de colesterol do que as pessoas que consomem carne e nós vamos 22% menos em hospitais do que os carnívoros.

Ele é feito com uma mistura de soja em pó, agentes gelificantes, agentes aglutinantes e aromatizantes naturais. Ao contrário de muitas alternativas, esse produto pode ser usado para preparar quiches, omeletes ou ovos mexidos, para unir outros ingredientes e também para fazer bolos.

Na Bíblia Sagrada, o mel é mencionado 61 vezes e seu significado é frequentemente associado à prosperidade e abundância. ”Uma terra que mana leite e mel", versículo que aparece 40 vezes na Bíblia é, talvez, o versículo mais conhecido e usado para descrever a Terra Santa.

Além de ser conhecido por atrair o amor, o mel chama as energias positivas e, dessa forma, a prosperidade, a riqueza, o emprego e a saúde encontram o caminho aberto até sua vida.

Chamado de Èjè òdòdó (sangue das flores), o mel simboliza o amor, a doçura e a tranquilidade. É oferecido nos momentos em que a paz é necessária principalmente em situações sentimentais e familiares.