É errado não se depilar?

Perguntado por: ovargas9 . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O que é esquecido muitas vezes é que os pelos têm função no corpo feminino. “Hoje nós sabemos que não tem nenhum problema de se retirar todos os pelos desde que se mantenha uma higiene íntima adequada”, afirma o ginecologista Domingos Mantelli.

Não está documentada a relação direta entre a ausência de pelos púbicos e um maior risco de infeções sexualmente transmissíveis. Depilar ou não a zona íntima é uma opção da mulher.

Sem problemas! Vale o reforço: depilação e higiene não estão conectados! A dermatologista relembra que “os pelos servem para proteção da pele” e são completamente naturais. “Os que nascem na axila, no tórax, na barba e na virilha são respostas aos hormônios sexuais e protegem as glândulas locais.

As mulheres não devem cortar cabelos, nem depilar pernas e axilas. Procurando a “salvação”, fiéis passam dias em jejum, privam-se de todos afazeres em busca de louvação a Deus e até enfrentam a Medicina, não permitindo a seus doentes a utilização de métodos modernos por serem considerados “pecaminosos”.

Os pelos pubianos surgem no momento de amadurecimento sexual da menina e têm a função de proteger a entrada da vagina contra a invasão de microrganismos. Além disso, protegem a região do atrito com as roupas e durante as relações sexuais.

Procedimentos como uso de lâminas, ceras e cremes depilatórios causam dor, irritações posteriores, alergias, manchas e pelos encravados, entre outros problemas. Além disso, a duração relativamente curta dos efeitos da depilação obrigam a repetição periódica da depilação, o que pode causar danos ainda maiores à pele.

Dessa forma, a partir dos 12 anos é o tempo mais comum em que os pelos começam a surgir. Sendo assim, a partir dessa idade já é natural que as meninas comecem a cuidar do corpo e fazer a depilação com cera.

Um estudo nos EUA mostrou também uma preferência maior pela depilação completa”. A depilação parcial foi escolhida por 31,89% das mulheres participantes e 31,38% dos homens. Já 2,65% das mulheres afirmaram ainda que preferem não realizar nenhum tipo de depilação, opinião também repassada por 4,26% dos homens.

Pelos masculinos: 4 lugares que os homens deveriam depilar

  1. Barba. Seja por questões profissionais ou estéticas, muitos homens recorrem diariamente à lâmina para eliminar os pelos do rosto. ...
  2. Costas e peito. ...
  3. Ouvidos e nariz. ...
  4. Partes íntimas.

Os pelos exercem no corpo humano as funções de termorregulação que é a manutenção da temperatura corporal estável.

Uma lâmina afiada pode remover células secas e escamosas junto com os pelos do corpo. Por isso, depilar corretamente ajuda a manter sua pele saudável.

Você sabia que o certo é seguir a direção de crescimento dos fios na hora de se depilar? Muita gente ignora ou depila no sentido contrário, mas passar a lâmina no sentido dos fios ajuda a evitar que os pelinhos acabem encravados ou que a pele fique irritada.

Os primeiros indícios da depilação são do Egito Antigo. Nessa época as mulheres usavam argila, sândalo e mel, dando origem à técnica de depilação com cera egípcia. De acordo com relatos, a rainha do Egito, Cleópatra, banhava tiras de tecido ou de pele de animal em cera quente de abelha, para se depilar.

Como acabar com os pelos da virilha tem três alternativas no mercado: a fotodepilação, a eletrólise e o laser. Na fotodepilação os pelos voltam a crescer cerca de 6 meses depois. A eletrólise é um tratamento longo e doloroso. Já o laser pode entregar a depilação efetiva.

É sobrancelha, buço, virilha e diversas outras partes que, vira e mexe, precisam de manutenção. A presença de pelos é completamente normal e serve como uma barreira de proteção para o corpo.

Raspar ou depilar área íntima pode resultar em pelos encravados, pele ferida, infecções e até abrir caminho para DSTs. Seja com lâmina, cera ou a laser, depilar os pelos pubianos é algo incômodo. Mesmo assim, o número de homens e mulheres aderindo à prática não para de crescer em todo o mundo.

Remover os pelos pubianos também pode ter um lado positivo. Em alguns casos, depilar a região íntima pode ajudar a tratar inflamações recorrentes das glândulas presentes na virilha, assim como os folículos, o buraquinho por onde o pelo sai.