É errado não querer namorar?

Perguntado por: dbarros2 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

É normal não querer namorar ou não sentir atração pelo sexo oposto? É perfeitamente normal que você não queira relações com pessoas do sexo oposto. A sexualidade é bem fluida e sempre é possível que haja atração por outro grupo de pessoas (ou até que não tenha atração por ninguém, o que também é normal).

Depende de nossa razão existencial, nosso propósito. Se reputamos “namorar” como a única forma de se preencher um vazio existencial, então é normal que nos sintamos assim, embora não seja bom para nós, como comentarei a diante.

É normal ter vontade de namorar
Então, se esse pensamento surge em sua cabeça, você pode ficar muito tranquilo para entendê-lo. Não precisa se condenar, nem se achar uma pessoa estranha. Essa vontade faz parte de nosso fluxo normal de vida, é algo natural.

Não românticos ou arromânticos
O assexual não romântico ou arromântico vai na contramão do romantismo. É aquela pessoa que não possui interesse ou necessidade de ter um relacionamento amoroso.

O medo de se relacionar, muitas vezes, vêm dessas relações traumáticas, nas quais fomos usados ou usamos aqueles que amamos. A frustração acaba vindo, justamente, de interesses diferentes ou jogos afetivos, e até mesmo violentos, entre os parceiros.

Desvantagens de namorar e como as driblar:

  • Ter todos os fins de semana comprometidos. Você tem a sensação de que não controla mais sua agenda e nunca sabe se estará disponível. ...
  • Passar a conviver com sogra e cunhada(o) ...
  • Começar a sair mais com amigos dele. ...
  • Dificilmente conhecer gente nova. ...
  • Arranjar tudo duplo é mais difícil.

Morar junto não é um estado civil
Quem mora junto, mas nunca se casou oficialmente, tem o estado civil de solteiro. Veja também: União estável.

Foi normalizado em alguns lugares pelo cinema, em praticamente metade do planeta ainda não é normal, isso depende da cultura. Então, não gostar de beijar na boca é perfeitamente normal. Não é um habito natural que encontramos em tribos isoladas, por exemplo.

14 anos

A idade mínima para namoro (idade de consentimento) é de 14 anos. Se ela tem menos de 14 anos, qualquer ato libidinoso é considerado estupro de vulnerável. A pena é de reclusão de 8 a 15 anos (art. 217-A do Código Penal).

Quanto a ser saudável, é sim. Não há uma diferença de idade tão grande entre vocês, que justificaria diferenças muito grandes de pensamento, por exemplo. E hoje em dia é normal que meninas sejam sexualmente ativas já a partir dos 16 anos (claro que isso pode variar).

Um namoro na adolescência é um acontecimento muito normal e não é motivo para se desesperar. Seus filhos estão passando por diversas mudanças e fazendo descobertas, entre elas o amor. Receba o(a) namorado(a) de braços abertos, estabeleça limites e aposte na confiança construída até aqui.

Namorar é estar com a pessoa que a gente gosta e não precisar de mais nada, não importa o lugar ou o porquê. Quando encontramos alguém que a gente quer dividir nossos momentos, alegrias e tristezas, encontramos um parceiro, que estará com você para o que der e vier.

Uma pessoa assexual não possui atração sexual por outras e, mesmo que tenham algum relacionamento e afeto com seus parceiros, elas não têm interesse em sexo. Mas isso não significa que não exista outro tipo de atração, como a atração romântica, física ou admiração pelos parceiros.

Gamofobia tem sintomas parecidos com ataque de pânico, segundo ABP. Tratamento pode ser feito através de medicação e psicoterapia. Palpitação, sensação de sufocamento e mal estar são alguns dos sintomas da gamofobia, que significa o medo crônico do casamento.

As pessoas assexuais podem ter um relacionamento normal, em que há amor, interesse, envolvimento e, até mesmo, intimidade, incluído rara relação sexual com penetração, masturbação ou sexo oral, no entanto, mesmo assim, os contatos sexuais costumam ser menos frequentes.

É um medo irracional de trocar carinho, afeto, de ir a um encontro amoroso ou até mesmo de marcar esse encontro. “Os sintomas são os mesmos de uma crise de ansiedade: aceleração cardíaca, respiração curta, tensão muscular, sudorese, dores no corpo, diarreia, vontade de urinar e tonturas.”

O termo afefobia representa aqueles que sentem uma forte angústia com sintomas de taquicardia, sudorese, sensação de punhalada no peito, náusea e tremores quando tocados. Estes sintomas podem variar de pessoa para pessoa, sendo que algumas podem senti-los até em contatos/toques sociais: como um simples aperto de mão.