É errado motoqueiro andar no corredor?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Como já abordamos, o uso dos corredores por motociclistas passou a ser proibido com o novo CTB, que entrou em vigor em abril de 2021. Com as alterações no código, os motociclistas só podem trafegar nos corredores quando o fluxo estiver parado ou lento.

Desde 2019, as motos de qualquer capacidade cúbica são proibidas de rodar nas pistas expressas da Marginal Pinheiros e da Tietê. Com a portaria, apenas as motocicletas com mais de 500 cc podem circular nas vias das 6h de sábado às 20h de domingo e, nos feriados, das 6h às 20h.

O motociclista deve evitar trafegar entre os carros e, quando precisar ultrapassar, que faça a manobra sempre pela esquerda. É importante estar ligado em todas as sinalizações de trânsito, principalmente em cruzamentos, um ponto que pode causar muitos acidentes: diminua a velocidade e olhe para todos os lados.

Pilotar moto de chinelo é, sim, passível de multa. Então, o recomendável é utilizar, sempre, um calçado firme e que dê segurança ao dirigir. Isso é bom para a integridade física do condutor, assim como não abre portas para possíveis multas ou pontos na carteira.

Será admitida essa passagem entre veículos quando o fluxo estiver parado ou lento. Se houver mais de duas faixas de circulação, a passagem somente será admitida no espaço entre as duas faixas mais à esquerda.

A primeira linha de defesa do recurso é alegar que o condutor estava conduzindo o seu veículo com prudência. Dentro dessa alegação é preciso provar que, no momento da infração, as condições do local, de circulação de veículo e as condições climáticas eram favoráveis, que a velocidade era compatível, etc.

Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo: Infração - grave; Penalidade - multa.

"Para a segurança do motociclista, a região frontal, braços e antebraços deverão estar livres para manobras no trânsito. Sacolas e pacotes podem causar acidentes, caso enrosquem em outros veículos", afirmou o parlamentar.

Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor: I - Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança ou vestuário de acordo com as normas e as especificações aprovadas pelo Contran; Infração – gravíssima.

Passou a valer no início de 2023, mais especificamente no dia 2 de janeiro, uma nova regra que permite ao motociclista empurrar sua moto, mesmo se estiver sem capacete ou até mesmo na contramão, sem levar multa. Mas isso só em caso de pane ou defeito.

Uso de bermuda
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, o que é indispensável para motociclistas, em qualquer situação, é o uso de capacete, previsto no art. 244, inciso II. Não existe regulamentação específica para uso de bermuda na condução de motocicleta.

Com exceção dos ciclomotores de até 50 cc, qualquer motocicleta, com documentação e manutenção em dia pode circular livremente pelas estradas do país.

O que diz a lei? Porém, o Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, ainda não tem uma especificação sobre vestimentas. Então andar de bermuda não é proibido, pelo menos não ainda. Mas mesmo não sendo proibido, existem motivos para não andar de moto com bermuda.

A nova regra cria infração específica e estabelece que a condução com capacete sem viseira/óculos de proteção ou com viseira/óculos de proteção em desacordo com a regulamentação do Contran será infração média, sujeita a multa de R$ 130,16 e retenção do veículo para regularização.