É errado falar pra nós?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Tha, “fala para nós” não está errado e até entra na linguagem formal; “fala para a gente” ou “fala pra gente” estão corretos (vê flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/1039), mas são informais. O formal seria: fale-nos de sei-lá-o-que.

A construção correta é a gente vai. A palavra gente designa «um conjunto de pessoas», mas é um nome singular.

A forma correta de escrita da palavra é nós. A palavra nóis, embora muito usada como gíria e nas redes sociais, está errada, não devendo ser utilizada em contextos formais de comunicação. Nós é um pronome pessoal reto, indicativo da 1. ª pessoa do plural.

1 sinônimo da palavra nós: Em linguagem informal: 1 a gente.

Então, na frase dada, o correto é a forma: “Parabéns para nós!”. Vamos usar conceitos da ortografia portuguesa para responder à questão proposta. O pronome “a” é usado para representar objetos diretos, em frases do tipo: “levei a camisa para o ginásio e a esqueci lá.”. Assim, ele deve ser sucedido de um verbo.

Tanto o “nós” quanto o “a gente” existem na língua portuguesa e estão corretos. O primeiro é um pronome pessoal do caso reto que indica um grupo, enquanto o segundo é uma locução pronominal com valor semântico de “nós”.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo.

p*** - Dicionário Online Priberam de Português.

Para você é a versão mais formal da expressão, sendo justamente a forma recomendável de uso por poder estar correta em todas as situações, podendo ser utilizada desde documentos e apresentações até conversas no meio virtual.

Como o sujeito do verbo “vamos” é “nós” – ele só não está escrito, mas está subentendido na mensagem –, o pronome adequado para se empregar aqui é “nos”, e não “se”.

O verbo ir, sendo um verbo transitivo indireto, estabelece regência verbal com um objeto indireto através da presença de uma preposição. Embora a preposição em seja a mais utilizada pelos falantes (ir em), a mais correta segundo as normas gramaticais é a preposição a (ir a).

Nesse exemplo, “nós” é um pronome que se refere à 1ª pessoa do plural (pronome pessoal) e que exerce função de sujeito. Assim, é um pronome pessoal do caso reto. Veja o que acontece quando mudamos as posições: Todas as cartas foram entregues por nós.

Por nós dois (...)”. = a respeito de.

Diga “feliz aniversário” de um jeito diferente.

  1. Que seu dia seja perfeito!
  2. Espero que seu aniversário seja muito especial!
  3. Aproveite bastante o seu dia. Você merece!
  4. É um grande prazer fazer parte da sua vida e espero que seu aniversário seja incrível!
  5. Que você tenha muitas primaveras mais!

Na hipótese do vocativo ao final da sentença, ele será precedido pela vírgula: Parabéns, querido! É importante atentar para a colocação apropriada do vocativo, porquanto o termo é utilizado nas comunicações oficiais, e-mails institucionais e até mesmo nas peças jurídicas.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Continuar lendo É errado usar pra?