É errado falar muito grande?

Perguntado por: hcarvalho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

"Mais grande" pode se usado, mas somente num contexto bem específico, quando a "grandeza" é contrastada com outra qualidade - "mais grande do que maduro", "mais grande do que forte", "mais grande do que inteligente".

Tem dois comparativos: menor (forma erudita); mais pequeno (forma popular). Em Portugal é mais corrente mais pequeno. Note-se: não são superlativos, são comparativos. Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.

Sabendo que "melhor" e "pior" são comparativos ou superlativos relativos de superioridade, entendem-se por redundantes construções como "mais melhor" ou "mais pior". Mas há quem se esqueça de que "menos pior", construção que vez ou outra se insurge até em bons textos, também não se sustenta de um ponto de vista lógico.

A palavra mais longa do mundo será o termo inglês: "methionylthreonylthereonyl(…) isoleucine". Este termo, que conta com nada menos do que 189.819 letras, é a designação química da maior proteína existente: a Titina.

Li no manual de um jornal brasileiro sobre a diferença no uso de «mais» e «maior» antes de substantivo: ele diz: «Use mais para palavras ou expressões que indiquem quantidade e maior para os casos em que a idéia seja de intensificação».

Não há consenso quanto à aceitabilidade das locuções «a maior» e «a menor», que são locuções atestadas apenas no português do Brasil.

Portanto, em todas as outras situações, ou seja, «quando se comparam qualidades de dois seres ou objetos, não se deve dizer "mais bom", "mais mau" nem "mais grande", mas, sim, as formas especiais melhor, pior e maior» ( <iidem< i=""> idem).

O adjetivo enorme, que provém do latim “enorme”, permite qualificar aquele ou aquilo que tem um tamanho grande. O enorme, portanto, é maior do que o normal.

Resposta. Pois mesmo uma palavra indicar superioridade, a quantidade de letras acaba sendo menor.

Já a respeito da menor palavra, podemos citar o artigo definido: a. Como dito, trata-se de uma vogal que tem função de artigo definido feminino, por exemplo, na frase: “A menina estuda muito”, podemos ter noção do emprego da palavra.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia: embora dê a entender, essa palavra não tem a ver com um hipopótamo monstro. Esse nome enorme tem 33 letras e designa a pessoa que possui medo de pronunciar palavras grandes.

Ser eloquente é a arte de falar bem, é ter o dom da oratória. Ser eloquente é uma característica muito importante nos dias atuais, as pessoas que tem facilidade em se expressar e convencer outras pessoas, acabam sempre tendo maiores benefícios em quem possui certa timidez, ou não gosta de falar em público.

Substantivos mais usados em português
O substantivo mais utilizado – coisa – é uma palavra-ônibus, usada para expressar diversas ideias, em diversas situações, com diversos sentidos.

A palavra Coca-Cola é a segunda palavra mais falada no mundo, ficando atrás apenas de OK. Marca mundial, o refrigerante entra para a lista de palavras universais, que são facilmente compreendida por todos.

As formas reduzidas com a preposição de (de maior e de menor) são usadas maioritariamente em linguagem popular e são consideradas erradas por muitos gramáticos e falantes. Por esse motivo, mesmo dicionarizadas, tendem a ser evitadas: Ele é de maior.

Actualmente devemos dizer assim: «A é maior do que B». Mas não devemos considerar erro de português dizer-se: «A é mais grande do que B».

[Informal] Ser superior ou melhor que os outros.

I.C., a expressão “de maior” é um coloquialismo da nossa língua, portanto não é aceito pela norma. A maneira mais adequada é dizer “Você é maior de idade”.

Na tonalidade de Dó Maior, sendo a primeira nota o Dó, usando somente as notas da escala de Dó Maior: o acorde C, formado pelas usando o I-III-V nota da escala; iniciando em Dó, teremos Dó-Mi-Sol; qualquer outro acorde de C, como: Cm, Cdim ou C+ teriam notas que não pertencem à escala de Dó Maior.

Como conjunção adversativa, o “mas” é utilizado quando o locutor quer expor uma ideia contrária a que foi dita anteriormente. Exemplo: Sou muito calmo, mas estou muito nervoso agora. Nesse caso, ela possui o mesmo sentido de: porém, todavia, contudo, entretanto, contanto que, etc.

Pé grande: bem popular este apelido para homens altos.