É errado falar meu esposo?

Perguntado por: uduarte4 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Todas as hipóteses são corretas: marido, mulher, esposo e esposa. As palavras marido e esposo são sinônimas e podem ser usadas para indicar um homem casado: Este é o meu marido. Este é o meu esposo.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinomaridomaridos
Femininoesposaesposas

Definitivamente, fiquemos com o VOLP: correto é tão só o cônjuge e a cônjuge.

A Bíblia diz em Efésios 5:22-24: “Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos”.

O substantivo masculino esposo significa, segundo o Dicionário Eletrónico Houaiss, «homem casado, em relação à sua mulher; marido» e deriva do étimo latino sponsus, i, que, por sua vez, significa «noivo ou marido» (Dictionnaire Latin-Français: Le Grand Gaffiot, Hachette, 2000).

O esposo é o líder de sua família. Mas liderança na Bíblia é diferente. O bom líder não exige submissão, mas conquista respeito pela sua responsabilidade e sabedoria no trato com a família. O bom marido se sacrifica por sua esposa.

Homem casado: 1 marido, homem, cônjuge, consorte, companheiro, parceiro. Homem prometido para casar: 2 noivo, nubente, prometido.

Significado de Esposa
substantivo feminino Aquela em relação à pessoa com quem está casada: foi minha namorada e hoje é minha esposa. Casal de duas mulheres ou que estão em uma relação uma com outra; casal, cônjuges: as esposas chegaram para a celebração.

Enteado é a pessoa que é filho biológico de um dos cônjuges ou companheiros, normalmente fruto de um relacionamento anterior deste indivíduo.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinoesposoesposos
Femininoesposaesposas

1 cônjuge, companheira, consorte, dona, mulher, patroa, senhora. Noiva: 2 noiva, nubente, prometida, recém-casada.

De maneira resumida, cônjuge é o substantivo que corresponde ao indivíduo que está em uma relação conjugal. Isto é, que está oficialmente casado.

Por conseguinte, a palavra cônjuge deve pronunciar-se [côn–ju–je]. Disponha sempre!

Por isso, para ela, “priorizar o cônjuge ou o filho sempre dependerá da situação e o grau de urgência”. Se você tem um bebê com alguns dias de vida, a prioridade, além de si, é para o bebê porque ele é incapaz de sobreviver sozinho e precisa de cuidado intensivo, ela exemplifica.