É errado falar aldeia?

Perguntado por: umendes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Recomenda-se também o uso dos termos aldeia, terra ou território indígena, em vez de tribo. Para o grupo de indígenas, use etnia ou povo.

O termo "índio" é inadequado porque é uma generalização, que iguala todos os povos desrespeitando as diferenças culturais em geral, além de ser um erro causado pelo olhar do Europeu colonizador, que achou que tinha chegado à Índia.

Indígena” é o termo mais correto, e não “índio”. Indígena é o termo de tratamento mais respeitoso e, por isso, deve ser utilizado. Ele significa “natural do lugar que se habita” ou “aquele que está ali antes dos outros”, sendo abrangente com a grande pluralidade de povos originários.

Recomenda-se também o uso dos termos aldeia, terra ou território indígena, em vez de tribo. Para o grupo de indígenas, use etnia ou povo. Os nomes de povos indígenas são aportuguesados e escritos com inicial minúscula.

Um chefe tribal, tradicionalmente, é o líder de uma tribo, ou o chefe de uma forma tribal de autogoverno.

No Brasil, o termo aldeia é usado principalmente para definir as povoações indígenas. No país, a população indígena vive em aldeias que são distribuídas por todo o território nacional. A aldeia indígena reflete o modo de organização social desses povos, onde cada comunidade mantém a sua dinâmica própria.

O feminino definitivo é, portanto, posterior a finais do século XVI. Tribo, palavra hoje feminina, sofreu hesitação de género, mesmo ao longo de século XVII. Vieira (Ali, 1964: 70) usa-a nos dois géneros: «De huma tribo a outra tribo» (Sermões, 8, 264 e «Ajuntou todos os tribos que poude» (Ibidem, 9, 412).

Tribo é o nome que se dá a um agrupamento humano unido pela língua, costumes e tradições. Povo, é usualmente, concebido como um conjunto de indivíduos que, num dado momento histórico, constitui uma nação.

Os povos indígenas do Brasil são catalogados dentro de quatro grandes troncos étnicos, que são: aruak, karib, macro-jê e tupi. É importante mencionar que nem todos os povos indígenas do Brasil podem ser classificados dessa forma.

O nome Tupã (o Deus do Trovão dos indígenas) é uma homenagem aos primitivos habitantes do local. O desenvolvimento do município teve a participação dos imigrantes letões, japoneses, portugueses, italianos e espanhóis.

Ser tribo é estar sob o domínio de um senhor ao qual se deve reverenciar. Observem que essa é a lógica colonial, a lógica do poder, a lógica da dominação.” Dessa forma, o indicado é substituir a palavra por “povo”.

Índio: A palavra índio deriva do engano de Colombo que julgara ter encontrado as Índias, o "outro mundo", como dizia, na sua viagem de 1492. Assim, a palavra foi utilizada para designar, sem distinção, uma infinidade de grupos indígenas; Gentio: O coletivo gentio foi utilizado pelos jesuítas.

1 indígena, aborígine, aborígene, autóctone, primitivo, nativo, natural, aboriginal, aboriginário, selvagem.

Outro termo muito comum para chamar os brancos é caraíba, karaíba ou kajaíba. Na região do Xingu, no Mato Grosso, diversos povos diferentes, como os Mehinako, os Kuikuro, os Kalapalo e os Kawaiwete, usam variações dessa palavra.

1. Localidade pequena, e categoria inferior à de vila, sem jurisdição própria. Designação dada a uma visão do mundo como uma única comunidade ou localidade cujas distâncias foram reduzidas pelas telecomunicações, em especial pela Internet.

4 sinônimos de aldeia para 1 sentido da palavra aldeia: 1 localidade, lugarejo, povoação, povoado.

Significado de aldeãs: Que mora em aldeia.

Significado de Aldeia
substantivo feminino Pequena povoação menor que uma vila. [Etnologia] Povoação de indígenas; aldeamento: aldeia de índios.

No geral, todas as aldeias são formadas por roças e pátios, que são os locais onde são construídas as casas. Uma aldeia tanto pode ter um único pátio com poucas casas ao redor, quanto vários pátios, isso depende das relações estabelecidas entre as famílias que costumam morar próximas umas das outras.