É errado escrever Vende-se?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4 / 5 5 votos

As duas formas estão corretas e podem ser usadas para indicar que algo está à venda.

Vende-se é usado na construção de frases como “Vende-se viatura..” na qual existe verbo + pronome “se” em posição pós-verbal; temos 2 palavras. Vendesse é o modo usado em construções que exprimem vontade, possibilidade ou desejo e como forma verbal do verbo; temos 1 palavra.

Esta é uma dúvida muito recorrente, mas a concordância correta está na identificação do sujeito que sofre ação expressa pelo verbo. Portanto, a norma gramatical determina que o correto é “Vendem-se imóveis” e não “Vende-se imóveis”.

Vende-se é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo, seguido do pronome se.

A palavra se atua como pronome indefinido, indeterminador do sujeito. Assim, é uma oração na voz ativa, com um sujeito indefinido que pratica a ação verbal. Exemplos com vende-se: Vende-se carros.

- Vendem-se terrenos.

Vendem-se ovos é a frase gramaticalmente correta. É claro que se dissermos vende-se ovos, vende-se casas, os ouvintes nos entenderão, mas numa placa indicativa fazer o plural é elegante (além de correto).

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Indicativo

  1. Presente. euvendo-o. tuvende-lo. elevende-o. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euvendia-o. tuvendia-lo. elevendia-o. ...
  3. Pretérito Perfeito. euvendi-o. tuvendeste-o. elevendeu-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euvendera-o. tuvendera-lo. ...
  5. Futuro do Presente. euvendê-lo-ei. tuvendê-lo-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euvendê-lo-ia. tuvendê-lo-ias.

VENDE-SE FARINHA DE MANDIOCA.

“Em 'vendem-se casas', o termo 'casas' é o sujeito da oração.

A forma correta é precisa-se, no singular. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.

Novidade de pulseiras aqui para vocês!! Vende - se pulseiras is feeling thankful.

Precisa-se de empregados: Frase correta, pois neste caso o sujeito é indeterminado e o verbo ficará na terceira pessoa do singular. Exemplo: Precisa-se de ajudantes. Precisam-se de ajudantes: É erro. Até a próxima.

1. Ceder, mediante preço convencionado. 2. Alienar.

Vende-se casa. Vendem-se casas. Objeto no singular (casa), verbo no singular (vende-se). Objeto no plural (casas), verbo no plural (vendem-se).

A divulgação deve ser abrangente e ao mesmo tempo segmentada, de modo que o anúncio alcance o público-alvo, isto é, os clientes em potencial. Outro detalhe importante é fazer uma descrição atrativa do imóvel, informando todos os pontos fortes dele, principalmente na parte de lazer, que costumam ser amplas.

Mostre os atributos da localização do terreno
Vale lembrar que essa boa prática deve também ser observada nos anúncios dos terrenos. Explore a vizinhança, mostre o que pode ser encontrado no entorno. Academias, shoppings, supermercados, comércios, vida noturna e outras facilidades caem bem.

Vende - se pintinhos caipira!

Plural: ovos |ó|.