É errado dizer muito pouco?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Não há nada errado com a expressão “muito pouco”. Trata-se de um par de advérbios em que o primeiro intensifica o segundo, dando-lhe grau superlativo. “Muito pouco” equivale a “pouquíssimo”. Imagine-se a seguinte construção: “Ela come muito pouco”.

Muito mais, 1 - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Dei-lhe «muito mais coisas» ou dei-lhe «muitas mais coisas»? Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas. a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar.

“Tão pouco”, escrito em duas palavras, significa “muito pouco”, “pouquíssimo”, dá ideia de “algo insuficiente”, “reduzido”. “Faz tão pouco que nos vimos e já sinto saudade.” (Aqui “pouco” modifica o verbo “faz”.)

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Quem muito fala, pouco acerta. proverbio - Pensador.

As formas "melhor" e "pior" são intensificadoras. No grau comparativo de adjetivos, elas têm plural. Assim: "Alguns textos são melhores (isto é, mais bons) ou piores (isto é, mais maus) que outros". Mas, no grau comparativo de superioridade de advérbios, essas formas se manterão invariáveis.

Exemplos: “Este apartamento é mais grande do que confortável”. “O carro era mais pequeno do que acolhedor”. Usa-se «Mais pequeno» com o que é mensurável metricamente ou palpável, «menor» com o que não é.

Portanto, em todas as outras situações, ou seja, «quando se comparam qualidades de dois seres ou objetos, não se deve dizer "mais bom", "mais mau" nem "mais grande", mas, sim, as formas especiais melhor, pior e maior» ( <iidem< i=""> idem).

É correto nos dirigirmos às pessoas com a expressão «muito bom dia» ou «muito boa tarde» ou «muito boa noite»? O uso do advérbio muito como determinante do adjetivo está correto, tratando-se da construção do grau superlativo absoluto analítico, como em «muito quente» ou «muito frio».

Ambas as formas estão corretas. As duas são o particípio passado do verbo entregar.

A palavra muito é um quantificador quando se combina com um nome: «muito pão». É um advérbio quando modifica um verbo («ler muito»), um adjetivo («muito grande») ou um advérbio («muito rapidamente»).

1 tampouco, nem, sequer, também não, tão-pouco.

1 insuficiente, escassa, moderada, parca, limitada, pequena, minguada, acanhada, magra.

Significado de Tão
advérbio Em que grau; de que maneira; em que quantidade; geralmente, utilizado para expressar uma relação de igualdade: tão triste, que me entristecia vê-la; tão caridoso, que emocionava a multidão.

a palavra MAIS (com i) é usada, principalmente, para indicar o aumento da quantidade ou de intensidade. Ela é a menina mais bonita da sala.

É correto dizer nossas vidas? O correto é NOSSA VIDA, e NOSSO CORAÇÃO. Trata-se de um caso de uso inadequado do plural. 50 erros de português que você não pode mais cometer\x22,\x22É certo dizer que o tempo presente, o grau de escolaridade e a ...

Todos um termo globalizante, inclusivo. Quando se diz “bom dia a todos”, a audiência feminina já está incluída. Portanto, se dissermos “bom dia, a todos e todas”, isso equivale a dizer “bom dia a todos e todas e a todas”, pois, no pronome indefinido “todos”, a audiência feminina já está incluída.

Significado de Taciturno
adjetivo Que não fala muito; que é calado; silencioso: sujeito taciturno. Que não tem um bom humor; que expressa aborrecimento; aborrecido, chato.