É errado dizer muito melhor?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Não é errado falar "bem melhor" ou “muito melhor" não, pois o mesmo não é classificado como vício linguístico, é para intensificar o adjetivo "melhor"

Os mais bons: 1 mais bons, superiores, supremos, maiores, maiorais, máximos, primeiros, preferíveis, excelentes, soberanos, sumos, supernos, súperos.

Comparativo de superioridade de bom; mais bom. 2. Superior a outro em quantidade ou bondade.

Em Gramática Normativa, antes de particípio, usa-se “mais bem” e “mais mal”, em vez de “melhor” e “pior”. Sendo assim, é fato registrar: “A maioria dos pilotos está mais bem (e não melhor) preparada.”

Aqui, “melhor”, comparativo de superioridade de “bom”, é um adjetivo que modifica o substantivo “desempenho”. Essas regras também são válidas para o emprego de “mais mal” e “pior” (comparativo de superioridade do adjetivo “mau”).

As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.

Expressão que indica que algo vai ser feito direito, com muita atenção. Vou trabalhar da melhor forma possível.

2 calamitoso, catastrófico, desastrado, desastroso, horrível, infausto, infeliz, lamentável, miserável, terrível, trágico. Detestável: 3 detestável, abominável, horrendo, abominoso, aborrecível, deplorável, desagradável, execrável, insuportável, intolerável, maldito, odioso.

Melhor pode ser o comparativo do adjectivo bom e do advérbio bem.

Tal quantidade: 6 tal quantidade, tal número, tal porção.

as duas formas estão corretas, "Eu estou bem melhor", Eu estou muito melhor" o que não poderia seria "Mais melhor"(esta seria incorreta)

O correto é mais. Maior é uma palavra usada em comparações, empregada na indicação de tamanho e intensidade, o que não é o caso na oração. Quando o intuito é dizer que podem ser obtidas informações adicionais, complementares, o correto é usar mais (indicação de quantidade, acréscimo).

As expressões "mais pequeno" e "mais grande", por exemplo, correspondem, respectivamente, a "maior" e "menor". Trata-se do grau comparativo desses adjetivos. "Grande" tem como comparativo "maior", "pequeno", "menor". É o mesmo caso de "melhor", em vez de "mais bom", e "pior", em vez de "mais ruim".

Ou seja, é uma aberração linguística. O certo é usar o comparativo de inferioridade normalmente, com o advérbio “menos” e o adjetivo em sua forma normal. Observe: No domingo, teremos de escolher entre o ruim e o menos ruim.