É errado dizer mais pequeno?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

As expressões "mais pequeno" e "mais grande", por exemplo, correspondem, respectivamente, a "maior" e "menor". Trata-se do grau comparativo desses adjetivos. "Grande" tem como comparativo "maior", "pequeno", "menor". É o mesmo caso de "melhor", em vez de "mais bom", e "pior", em vez de "mais ruim".

As formas "melhor" e "pior" são intensificadoras. No grau comparativo de adjetivos, elas têm plural. Assim: "Alguns textos são melhores (isto é, mais bons) ou piores (isto é, mais maus) que outros". Mas, no grau comparativo de superioridade de advérbios, essas formas se manterão invariáveis.

As formas reduzidas com a preposição de (de maior e de menor) são usadas maioritariamente em linguagem popular e são consideradas erradas por muitos gramáticos e falantes. Por esse motivo, mesmo dicionarizadas, tendem a ser evitadas: Ele é de maior. Ele é de menor.

"Mais grande" nunca se usa. "Mais grande" pode se usado, mas somente num contexto bem específico, quando a "grandeza" é contrastada com outra qualidade - "mais grande do que maduro", "mais grande do que forte", "mais grande do que inteligente".

Usa-se «Mais pequeno» com o que é mensurável metricamente ou palpável, «menor» com o que não é. o meu filho menor = refere-se à idade.

Perceba que nesse caso a palavra MAS pode ser substituída pelas palavras PORÉM, TODAVIA, CONTUDO... Já a palavra MAIS (com i) é usada, principalmente, para indicar o aumento da quantidade ou de intensidade. Ela é a menina mais bonita da sala. Note que a palavra MAIS nesse caso é o contrário de menos.

Sim. Numa frase podemos usar "mais alto" e "mais baixo" se a comparação for feita com outro adjetivo. Por exemplo: "José é mais alto do que bonito."

Em Gramática Normativa, antes de particípio, usa-se “mais bem” e “mais mal”, em vez de “melhor” e “pior”. Sendo assim, é fato registrar: “A maioria dos pilotos está mais bem (e não melhor) preparada.”

Na hora do feedback, o melhor é ser direto, claro e preciso. Também não se deve dramatizar muito a situação. Todos cometemos erros e isso não deve ser tratado como algo anormal. O melhor cenário é criar uma relação aberta que permita que todos se ajudem a usar a língua portuguesa da forma mais correta possível.

A palavra mais longa do mundo será o termo inglês: "methionylthreonylthereonyl(…) isoleucine". Este termo, que conta com nada menos do que 189.819 letras, é a designação química da maior proteína existente: a Titina.

Até o advento do Novo Código Civil de 2002, a maioridade civil era aos 21 anos. A partir de 2003, conforme artigo 3o do Código Civil: A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil”.

Não há nada errado com a expressão “muito pouco”. Trata-se de um par de advérbios em que o primeiro intensifica o segundo, dando-lhe grau superlativo. “Muito pouco” equivale a “pouquíssimo”.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Há pouco é utilizado para indicar tempo decorrido, algo que aconteceu no passado. Exemplo: Ele passou aqui há pouco procurando por você. A pouco é utilizado para indicar tempo que ainda não decorreu, algo que acontecerá no futuro. Exemplo: Ele voltará daqui a pouco.

É correto utilizar as expressões mais bom, mais mau, mais pequeno, mais grande, quando se compara duas qualidades do mesmo ser. Exemplos: Utilizar redes sociais é mais bom do que mau. (Compara-se, aqui, duas qualidades – bondade e maldade.

Por que razão pode-se dizer «mais pequeno» e não se pode usar «mais grande»? Não se pode dizer mais grande, simplesmente por isto: a Língua Portuguesa não enveredou por aí. É linguagem que ninguém aceitou.

Resposta. Pois mesmo uma palavra indicar superioridade, a quantidade de letras acaba sendo menor.

Neste caso, “mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento. Portanto, um termo jamais deve ser substituído pelo outro, o que muitas vezes acontece, erroneamente.

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinopequenopequenos
Femininopequenapequenas

O advérbio “mal” também possui a forma sintética do comparativo (pior) e, na presença de particípios adjetivos, recomenda-se o uso de “mais mal”.

  • Empoderamento. Indica o ato de se tornar poderoso, havendo uma promoção do poder e da capacidade de afirmação: ...
  • Autonomia. É essencial para que uma pessoa possa assumir o controle da sua própria vida, indicando: ...
  • Autoestima. ...
  • Persistência. ...
  • Resiliência. ...
  • Assertividade. ...
  • Proatividade. ...
  • Flexibilidade.