É errado dizer cego?

Perguntado por: rveloso8 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O diminutivo “ceguinho” denota que o cego não é tido como uma pessoa completa. TERMOS CORRETOS: cego; pessoa cega; pessoa com deficiência visual.

Normalmente, as principais causas de cegueira são erros de refração não corrigidos e catarata. Além disso, problemas como glaucoma, degeneração relacionada à idade, retinopatia diabética e opacidade corneada também podem ser citados como exemplos de causas.

Com baixa estatura: 1 baixo, anão, nanico, tacanho, miúdo.

A Constituição Brasileira de 1988 alterou a expressão para “pessoa portadora de deficiência”. A década de 90 estreia uma nova nomenclatura, a fim de encerrar a estigma, dessa vez surge “pessoas com necessidades especiais” e seus derivados como criança especial, aluno especial etc.

Nada de dizer aluno especial, aluno portador de deficiência ou aluno autista, esquizofrênico, etc. Pode parecer um excesso de cuidado, mas utilizar os termos mais adequados demonstra o seu respeito e o seu conhecimento a sobre da condição destas pessoas.

Os termos “portador de deficiência” e “portador de necessidades especiais (PNE)” não devem ser mais usados. O correto é usar apenas “pessoa com deficiência” ou na forma abreviada “PcD”. A sigla PcD é invariável, por exemplo: a PcD, as PcD, da PcD, das PcD.

Fale em tom de voz usual. Ao responder perguntas a uma pessoa cega, evite fazê-lo com gestos, movimentos de cabeça ou apontando lugares. Quanto ao cão-guia, ele nunca deve ser distraído do seu dever de guia com afagos, alimentos etc.

Algumas percebem luz, vultos e contrastes, mas não distinguem cores. Entre as pessoas totalmente cegas, há as que deixaram de enxergar ao longo da vida. Algumas mantêm as memórias visuais, mas outras as perdem. Há também as que nunca viram e não se deve pensar que estas veem preto.

Para se referir a uma pessoa com perda total da visão ou com pouquíssima capacidade visual, isto é, com cegueira, utilizamos a palavra cego.

A palavra cego tem sua origem na palavra em latim caecus, devendo assim ser escrita com a consoante inicial c. Todas as palavras cognatas de cego deverão também ser escritas com c no início.

Na verdade, pessoas cegas não enxergam nada (claro, se falarmos daquelas que possuem perda total da visão). É comum pessoas não cegas acharem que cegos enxergam “tudo preto”. Mas a verdade é que “ver” a cor preta só é possível por conta de um estímulo visual e pessoas cegas não possuem estímulo visual algum.

1 triste, infeliz, desanimado, deprimido, tristonho, descontente, desgostoso, desconsolado, insatisfeito, choroso, macambúzio, melancólico, inconsolável, lamentoso, lastimoso, taciturno, sorumbático, aborrecido, malcontente, mofino, desalegre, injucundo, merencório.

substantivo masculino Quem não consegue ver; indivíduo que, por alguma razão, foi privado de sua visão. adjetivo Que não consegue ver; que perdeu a visão: aluno cego. Desvairado; que deixou de possuir razão: amor cego.

Em linguagem popular, um nó cego é um nó muito difícil ou mesmo impossível de ser desatado. Também equivale a dizer «grande dificuldade» ou «grande problema».