É errado cobrar alguém?

Perguntado por: lribeiro . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Cobrar alguém em público pode ser considerado um crime porque colocar o devedor em uma situação constrangedora ou humilhante é um delito. Aproveitando o assunto, vale lembrar que cobrar de forma privada, mas com ameaças, também é crime.

Entretanto, em algumas situações, a cobrança pode ser difícil. Saiba o que fazer e não fazer.
...
O que não enviar via texto

  1. palavrões;
  2. xingamentos;
  3. ameaças de morte ou agressão;
  4. constrangimento moral;
  5. informações incorretas sobre a dívida; e.
  6. calúnias.

O credor também não pode ameaçar, coagir ou constranger o consumidor na cobrança de uma dívida, entrando em contato com vizinhos, parentes, amigos ou diretamente com o trabalho do devedor, falando com seus colegas ou chefe. Este tipo de atitude é considerado crime pelo Código de Defesa do Consumidor: "Art. 42.

4 formas de cobrar um amigo sem perder a amizade

  1. Estabeleça um prazo. Se no momento em que você emprestou o dinheiro já estabeleceu um prazo para recebê-lo de volta, fica mais fácil de fazer a cobrança. ...
  2. Saiba qual é a melhor forma de abordá-lo. ...
  3. Use o WhatsApp. ...
  4. Escute o amigo que está devendo.

A raiz do problema
E é exatamente isso que gera toda essa insegurança. Portanto, o principal fator que gera a insegurança na hora da cobrança é a falta de capacitação. Porque, quando a gente recebe uma boa formação, a gente conquista aquela segurança e firmeza que a gente precisa ter na hora da abordagem de cobrança.

Como cobrar de um cliente em 8 passos

  1. Tenha controle de todas as vendas e valores a receber. ...
  2. Envie lembretes antes do vencimento. ...
  3. Escolha o melhor meio. ...
  4. Esteja atento ao Código de Defesa do Consumidor. ...
  5. Seja educado. ...
  6. Faça um contato impessoal. ...
  7. Ofereça boas condições. ...
  8. Utilize um link de pagamento.

1. Entenda a sua situação financeira

  1. Converse de forma amigável. O tom da conversa deve ser o mesmo que vocês mantêm no seu dia a dia. ...
  2. Combine um prazo para o pagamento da dívida. ...
  3. Não tenha medo de cobrar. ...
  4. Acione a Justiça para reaver a quantia.

Como fazer uma cobrança amigável

  1. Respeite. A primeira dica é óbvia, mas vale ressaltar quantas vezes for preciso: seja sempre educado, em qualquer situação, não use um tom acusativo e nem falte com respeito. ...
  2. Prepare-se. ...
  3. Seja assertivo. ...
  4. Mantenha a calma. ...
  5. Dê alternativas.

Fique no azul: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros” - Romanos 13:8” Em suas falas na Bíblia, Cristo e seus apóstolos deixam claro ser contra as pessoas que se endividam e dão calotes. A dívida no texto sagrado é considerada um motivo de vergonha.

Estamos entrando em contato para informar que agora é possível realizar o pagamento de suas faturas por cartão de crédito ou transferência. Também estamos à disposição para negociar o valor que consta em aberto em nosso sistema. Assim que possível, entre em contato com a gente para chegarmos juntos à melhor solução.”

Desde que você tome as devidas precauções para evitar situações de cobrança abusiva, fazer cobrança pelo WhatsApp é uma prática 100% legal. Desde 2013, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) permite a realização de cobrança via redes sociais .

Outra maneira de cobrar dentro da lei é por meio de cobrança extrajudicial com advogado. Também conhecida como cobrança amigável, este caminho tem em foco o acordo entre as partes, buscando negociações e maneiras flexíveis de viabilizar o pagamento.

Uma saudação cordial e educada; A informação sobre o valor que precisa ser acertado; As opções de pagamento que a pessoa pode optar; Uma despedida que deixe claro que, em caso de dúvidas ou dificuldades, você ou a sua empresa estão à disposição para ajudar.

Não sabe como cobrar de uma forma educada por mensagem ou WhatsApp? Então a melhor alternativa é falar pessoalmente. Marque um encontro casual com seu amigo e durante a conversa tente introduzir o assunto. Procure lembrá-lo do dinheiro que ele está devendo e deixe claro que precisa recebê-lo o mais breve possível.

Como cobrar alguém sutilmente
Cobrar alguém sutilmente pode ser mais simples do que parece. A sugestão é entrar em contato com a pessoa e começar a conversar sobre outra coisa – normalmente, ela mesma vai tocar no assunto da dívida. Se isso não acontecer, você pode relembrar o motivo que gerou a conta.

Às vezes, a autocobrança pode estar associada à baixa autoestima ou a problemas como a Síndrome do Impostor. Desse modo, ao reconhecer as suas qualidades, é possível diminuir alguns pensamentos negativos sobre a sua própria imagem e personalidade, valorizando os seus pontos fortes.