É errado chamar surdo?

Perguntado por: enunes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

Surdo: quem não escuta nada, nem com uso de aparelho, perda total da audição. A palavra “Surdo” com a letra maiúscula é para se referir a integrantes da Comunidade Surda, que têm Libras como a língua-mãe. Surdo Oralizado: pessoas com perda auditiva que usam a fala para se comunicar.

A maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Alguns surdos falam, são os surdos oralizados, que desenvolveram a fala através de um trabalho com fonoaudiologia.

Chamar uma pessoa com surdez leve, moderada, severa ou profunda de surdo está 100% correto. Entretanto, chamar qualquer pessoa que possui algum grau de surdez de DEFICIENTE AUDITIVO está errado, já que a lei não considera todas essas pessoas como pessoas com deficiência auditiva.

Mudo: Se refere à pessoa que não fala ou perdeu a capacidade de falar, que não emite sons. Mudinho: Diminutivo da palavra “mudo”, mas soa pejorativa, não acha? Surdo: Se refere à pessoa que não ouve ou ouve pouco. Surdo-Mudo: São duas deficiências distintas.

A comunicação através da Libras, propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes, uma vez que já está previsto em lei a presença de intérpretes de Libras em diferentes instituições públicas , como escolas, universidades, congressos, seminários, programas de televisão entre outros.

As pessoas acreditam que uma forma de comunicação gestual, que não utiliza a modalidade oral e auditiva, é linguagem. Assim ela se relacionaria mais com a capacidade criativa da comunicação do que com as definições do que de fato seja uma língua. Na verdade isso é preconceito linguístico.

Ao menos para grande parte dos surdos. Apesar de não ser de conhecimento geral, pessoas com deficiência auditiva não sabem, necessariamente, ler e escrever na Língua Portuguesa. Idiomas oficiais do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Português são duas línguas diferentes.

Língua Brasileira de Sinais

A partir do trabalho de Huet e dos sinais utilizados pelos surdos no Brasil, desenvolveu-se a Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras.

Na medicina, o termo “surdo” é utilizado quando a pessoa com surdez é diagnosticada com surdez profunda, quando é leve ou moderada ainda persiste o termo Deficiente Auditivo. Já na Comunidade Surda, o surdo é aquele que é usuário de Libras e pertence a tal.

Surdez é o nome dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir. A audição é constituída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno, onde essas ondas são transformadas em estímulos elétricos que são enviados ao cérebro, órgão responsável pelo reconhecimento e identificação daquilo que ouvimos.

Plural: surdos-mudos. Origem etimológica:surdo + mudo. Feminino: surda-muda. Plural: surdos-mudos.

Do ponto de vista clínico, o que difere surdez de deficiência auditiva é a profundidade da perda auditiva. As pessoas que têm perda profunda, e não escutam nada, são surdas. Já as que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, são consideradas deficientes auditivas.

A voz de um(a) surdo(a) pode ter – e em geral, tem – um sotaque um pouco característico. Você já está cansado de ler por aqui que cada caso de surdez é um caso, e não poderia ser diferente quando falamos sobre voz. É comum ouvirmos perguntas como “De onde você é?” e “De qual país você veio?”.

d) O termoSurdo-Mudo” só deve ser aplicado às pessoas que apresentam perda auditiva a partir de 70 dB, enquanto que o termoSurdo” só deve ser utilizado para designar as pessoas com deficiência auditiva a partir 50 dB.

Quando se comunicar com uma pessoa surda ou surda-muda, falar de maneira clara, pronunciando bem as palavras, sem exageros, usando a velocidade normal, a não ser que ela peça para falar mais devagar. Usar um tom normal de voz, a não ser que peçam para falar mais alto. Gritar quase que nunca adianta.

Como visto, é importante perceber as nuances dos termos, que são considerados certos conforme o grupo ao qual você está se referindo. O conhecimento é a chave para eliminar qualquer barreira social e incentivar os cuidados com a audição.

Aponte para si mesmo. Gentilmente, feche o punho de ambas as mãos e cruze os antebraços à frente do coração, como se você estivesse abraçando alguém muito próximo. Aponte para a pessoa amada. Junte todos esses passos de uma vez e diga "eu te amo"!

Sim, quem não é surdo é ouvinte. O Manual explica que “não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar”. Ensina que “quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela não estiver prestando atenção em você, acene para ela ou toque, levemente, em seu braço”.

Conclusão: Libras é uma língua
Inclusive é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão do Brasil desde 2002, através da Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002.