É difícil trabalhar em call center?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
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Trabalhar como operador de call center não é algo fácil. A rotina é desgastante e, enquanto a maioria tem de lidar com salários baixos, grande parte das ligações – ou interações de qualquer tipo – são de clientes insatisfeitos e com problemas.

JORNADA DE TRABALHO
O tempo de trabalho em efetiva atividade de teleatendimento/ telemarketing, nele incluídas as pausas, sem prejuízo da remuneração é de, no máximo: 06 (seis) horas diárias; 36 (trinta e seis) horas semanais.

No cargo de Atendente de Call Center se inicia ganhando R$ 957,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 1.332,00. A média salarial para Atendente de Call Center no Brasil é de R$ 1.090,00.

A rotina é desgastante e, enquanto a maioria tem de lidar com salários baixos, grande parte das ligações – ou interações de qualquer tipo – são de clientes insatisfeitos e com problemas. O alto nível de estresse experimentado pela maioria faz parte de uma rotina comum. Isso gera atendentes cada vez mais apáticos.

Enquanto o telemarketing tem o objetivo de vender produtos e serviços ou iniciar a prospecção de clientes, o teleatendimento foca no atendimento resolutivo, oferecendo suporte até mesmo após a venda.

O treinamento do call center é indispensável para orientar sua equipe sobre as especificidades dos produtos, visão de negócios e regulamentos do setor. O onboarding e o treinamento criam oportunidades perfeitas para esclarecer KPIs e expectativas, além de melhorar as habilidades sociais, como empatia e comunicação.

Cada trabalhador tem direito a receber no mínimo R$ 6,50 por dia trabalhado. Coordenadores e quem faz horas extras o valor aumenta para R$ 9,00. A empresa pode fornecer refeição in natura.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição para Assistente de telemarketing. A aposentadoria baseada o tempo de contribuição é também uma modalidade muito comum, possível a todos aqueles que provem o cumprimento do tempo de contribuição, que seria de 35 anos para os homens e de 30 anos para as mulheres.

São elementos materiais que podem gerar essas faltas: a pouca produção, os atrasos frequentes, as faltas injustificadas ao serviço, a produção imperfeita e outros fatos que prejudicam a empresa e demonstram o desinteresse do empregado pelas suas funções.

Um atendente de telemarketing ativo precisa ser claro, direto e persuasivo, para falar com o cliente de modo cordial e evitar desconfortos.

Responsabilidades do Representante de Call Center incluem:
Seguir “roteiros” do call center ao lidar com diferentes assuntos. Identificar as necessidades do cliente, esclarecer informações, pesquisar cada problema e apresentar soluções e/ou alternativas.

36h semanais

O empregado que tem como principal instrumento de trabalho o uso de telefone para contatar clientes, fazendo grande quantidade de ligações ao longo dia, caracteriza-se como operador de teleatendimento ou de call center e, portanto, faz jus à jornada reduzida de 6h diárias ou 36h semanais.

A essência de um bom operador de call center é de humanidade e empatia. Ele, de alguma forma, consegue se transportar e imaginar as necessidades de quem está do outro lado da linha. É o princípio básico para oferecer um atendimento ágil, de qualidade e que satisfaça às expectativas do cliente.

Se você tem interesse em alcançar essas posições, a dica é buscar cursos técnicos e superiores que possam te ajudar a ter uma visão estratégica e de liderança. Aliar todo esse conhecimento à prática do serviço, com certeza será um ponto chave para alcançar essa oportunidade.

O Operador de Telemarketing faz a comunicação com o cliente por meio de uma conversa telefônica.