É difícil ser empreendedor no Brasil?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Contudo, muitas se deparam com a dura realidade que é empreender no Brasil. De acordo com o ranking Doing Business 2020, pesquisa feita pelo Banco Mundial para analisar os países com mais facilidade para fazer negócios, o Brasil ocupa a 124ª posição entre 190 países, mostrando-se um dos mais difíceis para empreender.

Empreender não é fácil, mas as dificuldades podem ser contornadas com muito estudo, dedicação e planejamento. Além disso, quando você é inexperiente ou está iniciando um negócio agora, a falta de experiência pode ser contornada trocando conversas com outros empreendedores.

Desafios do empreendedor
A primeira delas é que, no nosso país, as pessoas se sentem bastante otimistas em relação a ter o próprio negócio, querem verdadeiramente lutar pelo seu sonhos. Já a segunda implica que, havendo um número tão grande de ações empreendedoras, gera consigo uma grande concorrência.

Veja os 5 desconfortos de empreender:

  • Tudo depende de você, não consegue realizar tudo/não tem mão de obra especializada.
  • Ter que pagar impostos/insegurança financeira.
  • Ansiedade, estresse/peso da responsabilidade/não dormir tranquilamente/não cuidar da saúde.
  • Insegurança no negócio.
  • Correr riscos.

O número de empreendedores brasileiros com empresas com mais de 3,5 anos cresceu no Brasil em 2021. São 14 milhões de pessoas de 18 a 64 anos, ou 9,9% da população adulta, que comandam um negócio do tipo no país. O percentual representa uma alta de 1,2 ponto percentual em relação a 2020.

“Para empreender no Brasil, a gente tem que ter flexibilidade para fazer mudanças de processos, de fluxo, enfrentar os problemas do nosso dia a dia e não desistir. Tem que ser muito persistente e não desistir diante do primeiro obstáculo.

As vantagens de ser empreendedor no Brasil são diversas assim como, ser dono do próprio negocio, ter flexibilidade de horários de trabalho, ganhar mais e ter independência financeira, realizar sonhos, contribuir com sociedade oferendo empregos e sendo prestigiado por todos.

Entre os fatores que devem ajudar o crescimento do empreendedorismo no país estão melhorias na qualidade dos serviços de telecomunicações e Internet, o acesso a sistemas de gestão e os incentivos à criação de negócios como o Fundo de Coinvestimento Anjo (iniciativa do BNDES que lançou edital em 14 de novembro e aceita ...

Empreender é o sonho de muitos brasileiros, afinal, por meio desse caminho pode ser possível conquistar a independência financeira, alcançar realização pessoal, fomentar o crescimento financeiro e profissional de outras famílias, entre muitas outras vantagens.

Veja os 5 desconfortos de empreender:

  • Tudo depende de você, não consegue realizar tudo/não tem mão de obra especializada;
  • Ter que pagar impostos/insegurança financeira;
  • Ansiedade, estresse/peso da responsabilidade/não dormir tranquilamente/não cuidar da saúde;
  • Insegurança no negócio;
  • Correr riscos;

Ter um negócio não é para todo mundo, porque a sua vida muda completamente. Outro mito é que você vai ficar rico. A maioria dos negócios quebra, e quem não quebra não fica rico. Empreender é uma profissão como outra qualquer, leva tempo, tem que se preparar, estudar, passar por várias etapas.

Entre as principais razões por que as empresas fecham, especialmente nos primeiros anos, estão questões variadas, ligadas a planejamento e gestão, mas também a questões de vendas, como precificação, análise de mercado e estruturação de equipes.

O empreendedorismo não depende de uma formação específica ou mesmo de um conjunto obrigatório de experiências. Afinal de contas, existem líderes de negócios com os mais variados perfis e histórias profissionais, não é mesmo? No entanto, existem sim pontos em comum entre os empresários de sucesso.

Conforme a pesquisa, a dificuldade financeira é a maior entre os jovens empreendedores, registrando 30%, as dificuldades com pessoas somam 27% e em terceiro lugar, com 25%, planejamento. As outras duas dificuldades foram em marketing com 12%, e outras, somando 6%.