É difícil passar no EsPCEx?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

A prova da EsPCEx, forma de ingresso para a Escola Preparatória para Cadetes do Exército, é um dos vestibulares mais concorridos do país. Por isso, esse concurso exige uma alta preparação dos candidatos.

ter concluído ou estar cursando (no ano da inscrição) o 3º ano do Ensino Médio; As inscrições para o processo seletivo acontecem anualmente nos meses de maio a junho, e são feitas pela internet por intermédio do sítio: www.espcex.eb.mil.br.

Qual é a prova militar mais difícil do Brasil? O ITA e o IME são os vestibulares mais difíceis e concorridos do Brasil.

Quais os principais exames médicos que reprovam em concursos militares?

  • Exames oftalmológicos. Em princípio, na parte oftalmológica será observada a Escala de SNELLEN para acuidade visual. ...
  • Exames otorrinolaringológicos. ...
  • Exames odontológico e toxicológicos.

O Curso Sirius mais uma vez confirma as expectativas e, pelo segundo ano consecutivo, lidera em número de aprovações para os principais concursos militares do país, entre os preparatórios de Juiz de Fora e região.

Pode sim, porém o uso do aparelho somente é permitido nos períodos noturnos, quando o candidato poderá entrar em contato com os seus familiares e amigos.

Logo, o ideal é sempre usar calça comprida para não haver nenhum problema. No geral, o mais indicado é que o candidato vá fazer a prova com roupas leves que o deixe mais a vontade possível para a realização da prova.

Se você quer ser aprovado na primeira tentativa, você está errado! Isso mesmo que você leu, você não pode querer ser aprovado de primeira!

De acordo com Rafael, a prova da EsPCEx caracteriza-se por ser bastante conteudista, e o nível de dificuldade vem aumentando em todas as disciplinas. Além disso, costuma ser abrangente, cobrando uma grande variedade de assuntos em cada área.

Sobre os Cursos de Formação
O curso da ESA tem duração de 2 dois anos, enquanto o da EsPCEx tem duração de 5 anos. Uma grade diferença dos cursos se dá no fato de que o ESA oferece uma formação mais aprofundada e especializada do que o do EsPECx, que tem o objetivo de oferecer uma formação mais geral ao oficial.

Espcex. Para aqueles que querem estar na linha de frente do exército brasileiro, o concurso da Espcex pode ser uma ótima opção de concurso.

De modo geral, os professores e vestibulandos do Brasil inteiro concordam que as provas de vestibulares mais difíceis são as das universidades militares. Isso porque elas exigem habilidades e conteúdos muito além do que vemos no Ensino Médio comum.

O concurso AFA costuma ser muito visado por quem deseja se tornar piloto militar. Ele ocorre anualmente e tem como característica um número de vagas limitado em comparação com outros concursos para Oficial, como o concurso EsPCEx, que abre mais de 400 vagas anuais.

A nota da redação para o Concurso EsPCEx poderá ser qualquer valor entre 0,00 e 100 pontos. Para que seja considerado como APTO, o candidato deverá obter um mínimo de 50,00 pontos na avaliação discursiva/redação.

A melhor forma de aprender e treinar para a EsPCEx é conhecendo e resolvendo as provas anteriores. Afinal, é com elas que você terá uma boa noção de tudo que terá de resolver nos dias do concurso.
...
Acesse também:

  1. Provas anteriores da EsPCEx.
  2. Simulado online para a EsPCEx.
  3. Como estudar usando as provas anteriores da EsPCEx.

É possível cursar faculdade no exército desde que em período que não gere conflitos de agenda com as atividades obrigatórias no quartel. É concedido comprovante para que o servidor apresente a instituição de ensino a respeito de sua filiação no quadro das forças armadas.

Exame de Aptidão Física
O candidato tem 2 tentativas para realizar cada uma das atividades, com intervalo de 1 hora para descanso. A exceção é a corrida de 12 minutos, que tem o tempo de descanso de 24 horas.

o tempo de trabalho pelo tempo de folga mínimo deve seguir uma das seguintes opções: (24/24 – 24/48 – 24/72 – 24/96...), ou seja, em (24/24) o militar cumpre guarda durante um dia (24 horas) e folga por um dia (24 horas); em (24/48) o militar cumpre guarda por um dia (24 horas) e folga por dois dias (48 horas) e assim ...

Durante a realização do EI é vedado ao candidato adentrar aos locais de provas com gorros, chapéus, bonés, viseiras ou similares, lenços de cabelo, cachecóis, piercings e/ou brincos nos pavilhões auditivos, bolsas, mochilas, livros, impressos, anotações, cadernos, folhas avulsas de qualquer tipo e/ou anotações, ...