É difícil passar no concurso da Receita Federal?

Perguntado por: ldamasio5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Historicamente, a prova da Receita Federal é uma das mais difíceis do país, seja pelo nível de complexidade das questões, seja pela amplitude de conteúdos a serem abordados.

Nível de Dificuldade
Historicamente o concurso para o cargo de Auditor é considerado mais difícil do que para o cargo de Analista. Isso se dá pelo fato das provas de Auditor possuir maior densidade no conteúdo programático, com mais matérias e com o nível maior de dificuldade nas questões.

Mantenha em mente que, para ser aprovado no Concurso Receita Federal, você não poderá zerar nenhuma matéria. Isso significa que é preciso ao menos ter uma noção de todos os conhecimentos previstos. Para o cargo de Auditor-Fiscal, as matérias mais cobradas são Direito Tributário e Legislação Aduaneira.

Quais são os concursos mais difíceis? - Magistratura: concurso conta com 8 etapas; - Auditor: complexidade de conteúdo e grande concorrência; - Delegado: concurso conta com 6 etapas; - Concultor legislativo: Seleção escassa e com grande complexidade de conteúdo; - Diplomata: Muitas etapas e conteúdo extenso.

Para ser aprovado para o cargo de Auditor o candidato deverá ter um profundo conhecimento das mais diversas disciplinas. Não à toa, o certame é tido como um dos mais desafiadores do Brasil, exigindo dos candidatos um altíssimo nível de constância e dedicação.

Prova Discursiva
De caráter eliminatório e classificatório, as provas discursivas devem ser realizadas em todas as capitais do país no dia 19 de março de 2023, no turno da tarde, de 15h às 19h30min, segundo horário de Brasília/DF.

A prova discursiva foi de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, contendo 2 questões, sobre conteúdo de Direito Tributário, Comércio Internacional e Legislação Aduaneira.

140 questões

A prova objetiva será composta por 140 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada e apenas uma resposta correta.

Como atua um Auditor fiscal? O auditor fiscal realiza um trabalho de grande responsabilidade, já que fiscaliza o funcionamento do sistema tributário no país. Ele analisa os pagamentos de impostos e verifica se acontece algum tipo de sonegação.

“O analista tributário exerce funções auxiliares, mas de grande importância para a administração tributária. Já os auditores são responsáveis pelos lançamentos tributários e pelos procedimentos de fiscalização nas empresas”, explica.

O último concurso Receita Federal para o cargo de Auditor-Fiscal, foi realizado em 2014.

Para ingressar na carreira será necessário que o candidato possua diploma de curso superior concluído em qualquer área, em nível de graduação, devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC). Uma dúvida comum aos interessados é se o curso de tecnólogo é aceito para ingresso na carreira da Receita Federal.

Saiba! Assim como noticiado por Folha Dirigida, o concurso Receita Federal fechou com 156.373 inscritos, que concorrem às mais de 600 vagas de analistas e auditores.

Concurso Receita Federal: Curso de Formação Profissional
Manaus/AM; Recife/PE; São Paulo/SP e. Curitiba/PR.

Magistratura Federal
Na área federal, esse concurso é o mais difícil.

Gaokao é aplicado todos os anos para, aproximadamente, 9 milhões de alunos do ensino médio em toda a China. E passar nele é o objetivo de todos os estudantes do sistema educacional chinês. Há tantas pessoas que fazem o exame que precisam dificultar a aceitação de estudantes com base no mérito das universidades.

Quem trabalha na Receita Federal pode seguir carreira em três áreas: a administrativa, a de auditoria fiscal e a de análise tributária. A primeira classe refere-se a profissionais que cuidam dos processos administrativos do órgão.