É difícil passar na prova do CFC?

Perguntado por: vmeireles2 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

No Exame de Suficiência do CFC, todo o conteúdo que você adquiriu no decorrer dos 4 anos de faculdade, será avaliado, por este motivo a taxa de reprovação é tão alta, apenas 1 em cada 5 alunos conseguem a tão sonhada aprovação.

Será considerado aprovado o examinando que acertar, no mínimo, 50% do total das questões, ou seja, 25 pontos.

A prova possui um total de 50 questões objetivas e prevê uma taxa de acerto mínima de 50%, ou seja, são necessárias 25 questões corretas para ser aprovado no CRC/CFC.

Quantas vezes pode fazer o Exame de Suficiência do CRC? Não existe limite de quantas vezes um aluno pode fazer a prova do CRC, desde que esse aluno esteja pelo menos no sétimo semestre ou último ano de sua graduação ou seja bacharel em Ciências Contábeis.

O planejamento dos estudos para passar no exame do CRC consiste em 3 pontos: conhecer o que cai na prova (todas as disciplinas), conhecer a frequência com que cada assunto é cobrado e alocar o tempo de forma inteligente dentro desses assuntos.

Na prova, as 30 perguntas são distribuídas de forma proporcional ao número de aulas de cada assunto. São 12 questões de legislação (incluindo infrações e sinalização), dez de direção defensiva, três de primeiros socorros, três de cidadania e meio ambiente e duas de mecânica básica.

Estude bastante Legislação de Trânsito, direção defensiva, mecânica básica, cidadania, e primeiros socorros, que são os assuntos que mais caem na prova. Leia as perguntas e as respostas com atenção e releia quantas vezes forem necessárias antes de escolher uma alternativa. Isso evita que você caia nas “pegadinhas”.

Processo de Habilitação (Legislação de Trânsito); Sinalização de Trânsito (Legislação de Trânsito); Circulação e Conduta (Legislação de Trânsito); Infrações e Penalidades (Legislação de Trânsito);

A taxa de inscrição para Exame de Suficiência do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é R$ 70,00.

Assuntos mais cobrados
CPC 01 – Redução ao valor recuperável. CPC 03 – DFC. CPC 04 – Ativo Intangível. CPC 09 – DVA.

A Taxa de Inscrição será de R$70,00 (setenta reais), a ser recolhida em guia própria, em favor do Conselho Federal de Contabilidade. A prova objetiva será aplicada no dia 18 de setembro de 2022 (domingo), das 10h00 às 14h00, observado o horário de Brasília (DF).

CRONOGRAMA PREVISTO
Período de inscrição: das 16h de 13/2 às 16h de 23/3/2023. Prazo para o pagamento: Até 24/3/2023. Divulgação dos locais de prova: 28/4/2023. Aplicação da prova: 7/5/2023.

duas vezes

O Exame CFC ou Exame CRC ocorre duas vezes ao ano em todos os Estados do país. As provas realizadas pelo Conselho Federal de Contabilidade servem para comprovar que os formados nos cursos de Ciências Contábeis estão preparados para exercerem a profissão de contador.

Conforme a Resolução CFC n.º 1.518/2016, todos os profissionais que passaram no Exame de Suficiência podem solicitar seu registro a qualquer tempo, ou seja, não há um prazo de vencimento da aprovação no exame. Ela é válida a qualquer tempo.

Sim. O candidato pode levar a HP12C ou a calculadora científica. O que não é permitido são calculadoras que possuam armazenamento de textos.

Antes de qualquer coisa, precisamos quebrar um mito sobre a prova do DETRAN: ela não é tão fácil como muitos dizem por aí. As estatísticas mostram que quase 40% dos candidatos são reprovados nesta etapa. A prova teórica do DETRAN tem 30 questões, sendo que para ser aprovado você precisa acertar 70% (21 questões).