É difícil passar na prova da ESA?

Perguntado por: udias . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Se acostumar a estudar aos poucos, é um processo longo. Não existe atalho, não existe caminho rápido, existem materiais facilitadores, mas não caminho rápido, a prova é um compilado de matérias de 3 anos do ensino médio, não vai ser rápido aprender tudo isso, não existe milagre, não se enganem.

Acompanhe na sequência!

  1. 1) Faça um curso preparatório online.
  2. 2) Crie uma rotina de estudos para o concurso da ESA.
  3. 3) Defina seus horários de estudo e lazer.
  4. 4) Prepare-se fisicamente para o concurso da ESA.
  5. 5) Acesse e faça provas anteriores.

De modo geral, os professores e vestibulandos do Brasil inteiro concordam que as provas de vestibulares mais difíceis são as das universidades militares. Isso porque elas exigem habilidades e conteúdos muito além do que vemos no Ensino Médio comum.

A Redação da ESA deixou de ter caráter classificatório a partir do concurso de 2023 e passou a ser apenas eliminatória. Ou seja, a nota da redação não pesa na média. Alunos que não alcançaram a média 5,0 ou descumpriram alguma das exigências da redação são eliminados.

A nota de corte foi 5,375 e a data de nascimento do último candidato dentro da nota foi 20 de fevereiro de 1999. As informações sobre as notas de corte na íntegra podem ser encontradas no documento abaixo! Quer saber mais sobre a ESA e treinar para o próximo seletivo?

149.302

Segundo a Escola de Sargento das Armas, foram recebidas 149.302 inscritos no concurso da ESA de 2022 para ingresso em 2023. Desse total, são 113.869 concorrendo na lista de ampla concorrência, sendo 87.244 homens e 26.625 mulheres.

Como é a prova da ESA? É composta por 50 questões objetivas e parte discursiva de caráter eliminatório, na qual o candidato deve alcançar pontuação igual ou maior que 5 (cinco) e com duração 4 horas. Para a área geral de combatente: Inglês (10 questões)

Sobre os Cursos de Formação
O curso da ESA tem duração de 2 dois anos, enquanto o da EsPCEx tem duração de 5 anos. Uma grade diferença dos cursos se dá no fato de que o ESA oferece uma formação mais aprofundada e especializada do que o do EsPECx, que tem o objetivo de oferecer uma formação mais geral ao oficial.

A escolha da Arma ou Quadro pelos alunos após o período básico é feita de acordo com a ordem de classificação crescente obtida pelos alunos nas diversas avaliações do período básico.

Geralmente o aluno vai acordar às 5:30 da manhã, para arrumar a sua cama. Para quem não sabe, as camas precisam ser arrumadas em um padrão pré estabelecido pelos instrutores. A arrumação vai passar por uma avaliação e precisa estar dentro dos padrões estipulados pela Escola.

A Escola de Sargentos das Armas (ESA) é o Estabelecimento de Ensino de Nível Superior (Tecnólogo) do Exército Brasileiro. A ESA é responsável pela formação de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

Qual é a prova militar mais difícil do Brasil? O ITA e o IME são os vestibulares mais difíceis e concorridos do Brasil.

6) Na realização da redação, o(a) candidato(a) deverá utilizar apenas caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Em caso de utilização de caneta de outra cor ou lápis, a redação não será corrigida e será atribuída ao candidato a pontuação 0,000 (zero vírgula zero,zero,zero) nessa parte da prova.

O PORTE DE ARMAS NO BRASIL DEVE SER PERMITIDO?

9) Redação
A prova de redação vale 10,0 pontos.

O concurso ESA teve as notas de corte e a mediana das provas divulgadas no dia 12 de outubro. Confira o documento na íntegra em “situação atual”. O Concurso de Admissão aos Cursos de Formação de Sargentos da Escola de Sargento das Armas teve as provas aplicadas no dia 4 de setembro de 2022.

Provas do concurso ESA 2022

  • Matemática;
  • Português;
  • História e Geografia do Brasil;
  • Inglês;
  • Conhecimentos Específicos ou Teoria Musical;
  • Redação.

A Escola de Sargentos das Armas divulgou nesta quarta-feira, 22 de dezembro, a lista de classificados para o concurso ESA 2022.