É difícil passar na baliza?

Perguntado por: iboaventura . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
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Como a baliza requer habilidade para avaliar o espaço disponível, manobrar o veículo e coordenar a velocidade, tudo isso ao mesmo tempo, não se vai ter o resultado esperado se ela não for bem orientada e supervisionada", explica. A somatória de pequenas falhas também pode levar ao revés.

Passo a passo para uma baliza correta
Engate a ré e comece a movimentar o veículo; Deixe o carro andar até que o seu farol dianteiro esteja alinhado ao para-choque traseiro do carro da frente; Vire o volante no sentido contrário; Por fim, coloque a primeira marcha e dê uma ajeitadinha.

Atenção na posição para começar a baliza
Um dos segredos para uma boa baliza é começar na posição certa. Para isso, você deve alinhar o seu carro com o veículo da frente, com o seu posicionado um pouco a frente. Dessa forma, as chances acertar o movimento ficam maiores.

Falta gravíssima (5 pontos): provocar acidente, estourar o tempo e as tentativas de baliza, subir no meio fio, encostar ou derrubar a baliza, deixar de dar preferência a pedestre e bicicleta, não completar alguma etapa do exame.

Quais são os 4 pontos da baliza?

  • Sinalização com seta e braço;
  • Alinhamento do carro e truque do retrovisor;
  • Entrada e estacionamento na vaga;
  • Finalização com alinhamento do carro.

A contagem do tempo começa quando a frente do carro alcança o primeiro balizador. Dentro desse tempo, cada candidato pode fazer até três tentativas de baliza, ou seja, ele pode realizar até três deslocamentos em marcha ré. Cada vez que ele engatar a ré, o examinador irá contar uma tentativa.

Esquecer de acionar a seta para indicar mudança de direção
Não sinalizar uma manobra ou conversão no exame vai te custar 3 pontos preciosos, ou seja, você não poderá cometer mais nenhuma outra falta no exame.

Num carro com direção hidráulica, faz-se uma volta e meia no volante e, no sem direção hidráulica, duas voltas.

Usando somente os pedais
Para sair, coloque a primeira marcha e em seguida solte a embreagem devagar até sentir o carro trepidar. Quando sentir este movimento pare de soltar a embreagem e mantenha o pé parado. Na sequência, solte o freio devagar e verifique se o carro permanece parado.

Segundo, sempre sinalize que você vai parar o carro; para isso, ligue a seta que indica o lado que você vai estacionar (seta para cima – seta para a direita, e para baixo – seta para a esquerda). Seta do lado direito do carro ligada (indicando que você vai parar à direita da via).

O primeiro passo será alinhar o seu carro de forma paralela ao veículo da frente, lado a lado. Com os retrovisores alinhados, acelere levemente, sem pisar forte no acelerador.

Em uma subida, o motorista deve aplicar a primeira marcha; na descida, a ré. Método para ambos os cenários: pise no acelerador – e na embreagem – de maneira constante, sem encostar no freio. Assim, você terá encontrado o ponto ideal de controle quando o veículo permanecer parado.

Respeite o número mínimo de aulas obrigatórias
Uma DÚVIDA muito comum por aqueles que buscam este tipo de serviço nas autoescolas é: Mesmo já tendo alguma prática com direção, preciso fazer as 20 aulas obrigatórias? A resposta é: CLARO QUE SIM! Trata-se de algo regulamentado pelo Contran.

3 PONTOS

Pelas normas do Detran, o limite de pontos da prova prática é de 3 PONTOS. Portanto, todos os candidatos que ultrapassarem essa cota ou cometerem uma falta eliminatória, são reprovados.

Ou seja: para sinalizar ultrapassagens, conversões, retornos, mudanças de faixa, desviar de um obstáculo, uma parada ou demais intenções é obrigatório dar a seta.

Dê seta para a direção certa quando estiver a cerca de 90 m da entrada. Não reduza a velocidade ao se aproximar dela.

Ao realizar a ultrapassagem
Sinalize com antecedência, acionando a luz indicadora de direção (seta) ou por gesto de braço. Afaste-se e mantenha distância lateral de segurança do veículo ultrapassado. Retome a faixa de trânsito de origem, sinalizando com seta ou com gesto de braço.

Como girar o volante na hora da baliza (passo a passo)?
Antes de entrar na vaga, com o carro bem posicionado, gire o volante no sentido da vaga: Se for estacionar no lado direito, vire a direção para a direita. Se for estacionar no lado esquerdo, vire a direção para a esquerda.

Em meia embreagem e freio, vá virando o volante aos poucos; se o ponto de embreagem estiver naquele ponto em que o carro quiser sair sozinho, só controle pisando no freio, pois o carro já terá algum movimento. Ao soltar o pé do freio, o carro vai começar a andar um pouquinho e você verá para que lado o volante vai.

Essa prática é perigosa para com a embreagem do carro, pois o disco pode inclusive se quebrar.