É difícil passar em uma faculdade federal?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

Entrar em uma faculdade federal é uma empreitada exigente: demanda muito foco, horas e estudo e, em alguns casos, meses ou até anos de cursinho preparatório. Mas você sabia que o vestibular convencional não é a única maneira de ingressar em uma faculdade federal?

Muitos professores e concurseiros afirmam que para ser aprovado para Auditor da Receita Federal ou Auditor de um concurso da área fiscal é preciso em torno de 2 mil horas líquidas de estudo. Ou seja, se o concurseiro estudar 05 horas líquidas por dia, serão 400 dias de estudo (01 ano e 03 meses aproximadamente).

A primeira vantagem da faculdade federal é que o ensino é gratuito, já que as instituições são mantidas pelo Governo e administradas com dinheiro público. Muitos alunos acabam se mudando de cidade para conseguir frequentar a unidade em que foram aprovados. No entanto, não precisam arcar com mensalidades.

Atualmente, a maneira mais popular de conseguir uma vaga nas universidades federais é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. As provas, que acontecem todo ano, são utilizadas por grande parte das instituições como forma de ingresso.

Física na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Nota de corte: 412,8. Química na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Nota de corte: 415,97. Alimentos na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) - Nota de corte: 424,94.

450 pontos

Para se inscrever são aceitas as notas de qualquer edição do Exame a partir de 2010, desde que o candidato tenha atingido um mínimo de 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação. Com uma pontuação próxima ao mínimo exigido é possível conseguir uma vaga nos cursos menos procurados.

Geralmente, não existe limite para a reprovação na faculdade. Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição.

Concurso Polícia Federal: Descubra os tópicos mais cobrados!

  • As matérias mais importantes da PF. Sem sombra de dúvidas, as matérias que mais se destacam na prova da PF são as não jurídicas. ...
  • Informática. ...
  • Contabilidade. ...
  • Língua Portuguesa. ...
  • Estatística. ...
  • Raciocínio Lógico.

Segundo o Fórum Mundial de Bolsas de Estudo, presente em mais de 140 países ao redor do mundo, um dos cursos mais difíceis em 2021, globalmente, foi a biologia, à frente da informática e até mesmo das engenharias civil e mecânica.

UFRJ se mantém como a melhor universidade federal do Brasil, aponta ranking

  • Autor do post Por Cadu Franklin e Victor França.
  • Data de publicação 18 de maio de 2023.

Saiba aqui os diversos benefícios que as universidades podem oferecer aos seus alunos que podem dar aquela ajudada em seu currículo!

  • Bolsas de Estudo.
  • Auxílio-moradia.
  • Auxílio-financeiro.
  • Auxílio-alimentação e transporte.
  • Bolsa-Permanência.
  • Entidades. Por que participar?
  • Iniciação científica.
  • Intercâmbios.

Se sim, eu imagino que você já fez ou já ouviu alguém fazendo aquele velho questionamento: “É possível trabalhar e estudar para Receita Federal?” No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre isso, mas já adiantamos que SIM, é possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

Quem pode utilizar este serviço? que atendam aos seguintes critérios: Tenham obtido na redação nota que não seja zero; Tenham concluído o ensino médio até a data de matrícula na faculdade.

Em relação à qualidade, há pontos fortes e pontos fracos nos dois níveis de universidades: estadual ou federal. O que diferencia os dois tipos de instituições são a origem da verba para manutenção das atividades, forma de ingresso e a maneira como é definida a oferta de vagas para cotas.

Medicina

1. Medicina. Não é surpresa que o curso de Medicina seja um dos mais concorridos no país. A busca por essa carreira é impulsionada pela valorização profissional, status e pela possibilidade de atuar em uma área de grande impacto social.

Participante 1: 30 acertos – 705 pontos. Participante 2: 30 acertos – 800 pontos. Participante 3: 30 acertos – 880 pontos.