É difícil passar em direito na federal?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Nas últimas edições, a nota mais baixa para entrar no curso tem ficado na casa dos 630 pontos. Já as mais altas alternam entre 800 e 830 pontos. A média para entrar em Direito na maioria das faculdades públicas brasileiras é de 700 pontos.

Conheça algumas dicas para alcançar o seu objetivo!

  1. Preste atenção no edital. ...
  2. Prepare um cronograma de estudos eficiente. ...
  3. Escolha a faculdade de maneira estratégica. ...
  4. Faça simulados e estude as provas anteriores. ...
  5. Faça revisões periódicas. ...
  6. Busque diferentes formas para aprender. ...
  7. Tenha tempo para descansar.

Um candidato mediano tem 50% de chance de aprovação no concurso para magistratura federal em 2 anos e 10 meses, com dedicação integral (40 h/semana). Acredite, esse é um prazo conservador. O mesmo bacharel pode ser aprovado estudando apenas 1 ano e 5 meses (em um cenário mais otimista)!

As instituições federais são conhecidas e muito procuradas por oferecerem um ensino de excelente qualidade. Inclusive, diversas delas dominam o ranking das melhores universidades. Os professores possuem boas qualificações curriculares, muitos deles com mestrado, doutorado, entre outras especializações.

Por exemplo, se um estudante almeja cursar Direito e faz o Enem, os maiores pesos serão as matérias de Ciências Humanas e Linguagens. Se o curso escolhido for Engenharia, o peso maior virá de Matemática e Ciências da Natureza.

Lembrando que o Enem 2022 tem um total de 90 questões em cada dia de prova, totalizando 180 questões. Ou seja, você deve acertar algo em torno de 62% da prova para ter um total de 700 pontos.

Participante 2: 30 acertos – 800 pontos. Participante 3: 30 acertos – 880 pontos.

O curso de Direito realmente é um dos mais concorridos e isso acaba assustando alguns estudantes. Porém, tudo depende de foco. Ter um bom resultado no vestibular ou no Enem é totalmente possível, desde que você se dedique.

De acordo com um levantamento realizado pelo portal Glassdoor, o salário médio de um advogado brasileiro gira em torno de R$ 4 mil ao mês. Essa estimativa é feita a partir de um cálculo das variáveis que definem quanto ganha um advogado.

Direito: 460 a 740 pontos. Educação Física: 450 a 700 pontos. Enfermagem: 450 a 705 pontos. Engenharia Civil: 460 a 750 pontos.

Geralmente, não existe limite para a reprovação na faculdade. Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição.

Sem sombra de dúvidas, as matérias que mais se destacam na prova da PF são as não jurídicas. Isso mesmo! As matérias jurídicas como Direito Adminstrativo, Constitucional, Penal, Processual Penal e Legislação especial somaram juntas apenas 10% de toda a prova.

A resposta é não. Uma lei federal proíbe que uma mesma pessoa ocupe simultaneamente duas vagas de graduações em universidades públicas do País, mesmo que seja em cursos diferentes ou na mesma instituição.

Segundo a OAB, cerca de 108 mil pessoas se inscreveram para o exame. Bacharéis que prestaram o V Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo, neste domingo (30), consideraram a prova "razoável" e afirmaram que a matéria mais complicada foi a de direito constitucional.