É difícil passar em Biomedicina?

Perguntado por: nlacerda . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Por ser uma graduação da área da Saúde, você desenvolverá noções de Fisiologia, Anatomia, Química e Análises Clínicas. Mas se tem dúvidas se Biomedicina é um curso difícil, saiba que quando o estudante desenvolve empatia pelos assuntos estudados, ele se torna fácil.

O que se estuda em Biomedicina são conteúdos ideais para quem é fã de biologia. Afinal, a cada semestre os assuntos vão sendo aprofundados nessa área. Há também algumas disciplinas de matemática, mas os cálculos não são complexos, então não precisa entrar em desespero!

Boa notícia para quem quer seguir pela área da Biomedicina: a carreira está muito bem no mercado e tem perspectivas de crescer ainda mais! Especialistas apostam que os ramos da Biomedicina ligados à busca pela cura das principais doenças e às questões de reprodução humana estarão em alta nos próximos anos.

Se está em dúvida sobre qual área da Biomedicina ganha mais, saiba que as atividades de Reprodução Assistida apresentam um dos maiores salários médios do mercado, com um valor de R$ 5.270,00*. Esse setor faz parte da Biomedicina Embriologista. ?

No começo não são muitas. Mas já providencie seu jaleco, seus óculos, máscaras e caixas de luva, que são Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Você ainda vai ouvir muito isso, mas já aviso: use sapato e roupas fechados quando estiver nos laboratórios.

Há ainda aqueles que optam por fazer transferência entre as graduações, por exemplo, inicia o curso Biomedicina, mas acaba fazendo a transferência para Medicina. No entanto esses estudantes acabam ficando com uma dúvida: será que a grade curricular de Biomedicina elimina matérias de Medicina? A resposta é: sim.

O símbolo do curso e dos profissionais de Biomedicina é composto por um círculo formado por dois filetes entrelaçados representando o DNA. Centralizados estão uma cruz verde para representar a área da saúde e um microscópio que remete ao estudo da Biologia.

A diferença está no foco. Se a farmácia foca no medicamento, a biomedicina foca no organismo humano e dos agentes que causam a doença. O biomédico atua, em geral, nas análises laboratoriais e na pesquisa. De outro lado, o farmacêutico atua com medicamentos, produtos de higiene pessoal, cosméticos e alimentos.

Neste caso, disciplinas como Química, Biologia e Física, que compõem as Ciências Biológicas, no geral, costumam ter um peso maior no Enem, por isso, essas matérias devem ser priorizadas no seu cronograma de estudos.

No estudo da biomedicina usa-se a matemática relacionada aos cálculos químicos e em gráficos de estatísticas. É usada a matemática básica do ensino médio, com muitas fórmulas. Para os cálculos avançados é usada a calculadora científica. No mestrado há mais cálculos do que na graduação.

Confira 4 motivos para optar por esse curso superior!

  1. Diversas áreas de atuação. O mais legal da Biomedicina é a ampla possibilidade de atuação que ela oferece ao profissional, visto que dá para atuar com: ...
  2. Salários atrativos. ...
  3. Área em expansão. ...
  4. Possibilidade de atuar na docência.

Você tem um perfil mais analítico, ama ciência e pesquisa? A Biomedicina é o melhor curso para você. Mas se você gosta de estar em contato com as pessoas, em prestar ajuda e ouvir pacientes, a Enfermagem é o caminho certo para você. Veja também: Conheça as graduações mais procuradas da área da saúde!

A verdade é que não existe o melhor curso entre Biomedicina ou Nutrição, mas sim, a área que você mais se identifica. Independente da profissão escolhida, saiba que a dedicação, foco e responsabilidade devem estar entre os principais pilares para atingir o sucesso profissional.

O biomédico precisa, em primeiro lugar, gostar de trabalhar com pesquisas em laboratório. Assim, o microscópio e o jaleco são itens inseparáveis desse profissional.

Cálculos químicos, estatísticas (mais precisamente bioestatística) e biofísica fazem parte do dia a dia de quem estuda Biomedicina. Portanto, é errado dizer que a matemática não deve ser uma preocupação de quem quer ser biomédico.

Um profissional de Biomedicina atua de forma mais indireta diferente de médicos que tem contato direto com pacientes, o principal uso para o Estetoscópio é amplificar sons internos emitidos pelo corpo humano, usado principalmente em exames.

Hoje quem trabalha como Biomédico ganha em média um salário de R$ 2.713,00.

Confira as profissões que pagam bem no Brasil no cenário econômico atual!

  • Medicina/Saúde. Os profissionais da área de Saúde vêm se mantendo no topo da lista dos mais bem pagos do Brasil há muitos anos. ...
  • Engenharia. ...
  • Tecnologia da Informação. ...
  • Direito. ...
  • Marketing/Vendas. ...
  • Recursos Humanos. ...
  • Administração/Finanças.

Habilitado para atuar em diversas áreas, inclusive na perícia criminal, o biomédico também tem a aptidão de usar sua capacidade a fim de favorecer a justiça, auxiliando na investigação e identificação de criminosos.

Por ser uma graduação da área da Saúde, você desenvolverá noções de Fisiologia, Anatomia, Química e Análises Clínicas. Mas se tem dúvidas se Biomedicina é um curso difícil, saiba que quando o estudante desenvolve empatia pelos assuntos estudados, ele se torna fácil.