É difícil obedecer os pais porque?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Normalmente, a obediência aos pais é algo que está relacionado à forma como a criança foi criada. Na prática, o meio em que a criança vive também pode influenciar diretamente na resposta da pergunta.

Obedecer aos pais é muito importante porque seu ensino protege de muitos perigos. O filho que obedece aos pais sofre menos. Os pais que ensinam sobre Deus cuidam da vida espiritual de seus filhos. Mesmo quando cresce e os pais já não lhe dão ordens, o filho deve mostrar respeito.

“Honrar” vem de uma palavra hebraica que significa “dar peso” – tratar os pais com respeito e lhes dar um lugar de importância ao longo de toda a vida. Honre o seu pai e a sua mãe, para que você tenha uma longa vida na terra que o SENHOR, seu Deus, lhe dá.

Faz parte do desenvolvimento e do crescimento infantil, e mesmo a mais calma das crianças enfrentará uma fase de desobediência. Quando fazem isso – desafiam uma figura de autoridade, seja um pai/mãe, um familiar mais velho ou um professor -, estão desenvolvendo a própria personalidade.

Apesar de estar escrito: “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe” [Provérbios 29:15] e “O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga” [Provérbios 13:24], essas citações referem-se (…) à aplicação de castigos sábios e prudentes.

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”.

Receberemos um conhecimento da verdade e as respostas para as nossas maiores dúvidas à medida que formos obedientes aos mandamentos de Deus.

A obediência é a forma que temos para glorificar a Deus, Ele sendo glorificado derrama sobre nós bênçãos sem medidas, mas como nossa escolha tem sido nos afastar do criador e enveredarmos pelo prazer do pecado não conhecemos sua graça.

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa: "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra". Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

O quinto mandamento, transmitido por meio do Profeta Moisés, foi: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12.)

E o Pai, aquele que enviou Jesus ao mundo, age e o Filho somente age em obediência ao seu mandato. Entre o Pai e o Filho há uma relação de amor; o Pai ressuscita e não julga. Aos seres humanos cabe guardar a Palavra do Filho, para poder herdar a vida eterna.

Honrar eles, te faz forte, de raiz profunda, conectado ao centro da Terra onde ela te provê, te protege e te alimenta. Não importa se os pais já morreram, se nunca os conheceu ou se não foram cheios de virtudes.

Seja sempre educado com os seus pais para mostrar reverência. Diga "por favor" e "obrigado". As palavras têm poder e bastante significado. Além de serem um sinal de educação, elas mostram um nível de gratidão essencial na relação entre pais e filhos.

sem apontar o dedo em direção aos pais cobrando que eles deveriam ser diferentes... Com humildade, você reconhece que eles tem as questões deles, e os respeita por isso! Eles sempre serão a fonte da sua vida. Perto ou longe, honre-os com humildade e viva bem a sua vida por amor e em homenagem a eles.