É difícil obedecer os pais por quê?

Perguntado por: oportela . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Normalmente, a obediência aos pais é algo que está relacionado à forma como a criança foi criada. Na prática, o meio em que a criança vive também pode influenciar diretamente na resposta da pergunta.

Pv 4.1, 2 (Cf. Pv 13.1). A obediência “no Senhor” não significa que os filhos devem obedecer apenas aos pais que sejam crentes e estejam em comunhão com o Senhor, mas que devem obedecer, por mandamento do Senhor, a toda e qualquer ordem dos pais que não transgrida uma ordem dada por Deus na Bíblia.

Faz parte do desenvolvimento e do crescimento infantil, e mesmo a mais calma das crianças enfrentará uma fase de desobediência. Quando fazem isso – desafiam uma figura de autoridade, seja um pai/mãe, um familiar mais velho ou um professor -, estão desenvolvendo a própria personalidade.

Apesar de estar escrito: “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe” [Provérbios 29:15] e “O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga” [Provérbios 13:24], essas citações referem-se (…) à aplicação de castigos sábios e prudentes.

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”.

Receberemos um conhecimento da verdade e as respostas para as nossas maiores dúvidas à medida que formos obedientes aos mandamentos de Deus.

Mostre a eles que entende a importância e que respeita tudo isso.

  1. Fale isso diretamente a eles. A forma mais fácil de mostrar gratidão é agradecer os seus pais pelo que eles são e fazem.
  2. Use gestos pequenos, mas importantes. ...
  3. Elogie seus pais sobre algo que eles fazem bem.

Na desobediência ativa, o pequeno responde de forma imediata e negativa, afirmando que não fará o que foi pedido. Em ambos os casos, podemos observar que, independentemente do temperamento ou da personalidade da criança, o final é sempre o mesmo: não há o cumprimento de direcionamentos dados pelos pais.

E o Pai, aquele que enviou Jesus ao mundo, age e o Filho somente age em obediência ao seu mandato. Entre o Pai e o Filho há uma relação de amor; o Pai ressuscita e não julga. Aos seres humanos cabe guardar a Palavra do Filho, para poder herdar a vida eterna.

Dicas para Como Fazer seu Filho Obedecer

  1. Se conecte e depois direcione. ...
  2. Vá direto ao assunto. ...
  3. Faça disso um desafio. ...
  4. Troque os maus hábitos. ...
  5. Não só fale. ...
  6. Explique causa e consequência. ...
  7. Dê escolha. ...
  8. Mude o tom.

Os filhos decepcionarão os pais, em maior ou menor grau, ao longo de seu desenvolvimento. Os pais cometerão erros que podem ser sentidos como inócuos ou até ser considerados desastrosos pelos filhos em algum momento de sua história.

Aproveite os momentos em que algo lhe incomoda e seja aberto o suficiente para explicar ao pequeno os motivo de aquele tipo de atitude não ser adequado. Após, escute o que as crianças tem a dizer, muitas vezes eles sentem coisas que não sabem bem explicar, e é necessário paciência para chegar ao fundo da questão.

O quinto mandamento, transmitido por meio do Profeta Moisés, foi: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12.)

5 dicas de como lidar com a desobediência: como educar filhos desobedientes

  1. 1 Entenda a raiz do problema.
  2. 2 Conecte-se com eles.
  3. 3 Incentive o comportamento positivo.
  4. 4 Faça combinados.
  5. 5 Procure ajuda psicológica.

"Ó Santa Mônica, que pela oração e pelas lágrimas alcançastes de Deus a conversão de vosso filho transviado, depois santo, Santo Agostinho, olhai para o meu coração amargurado pelo comportamento do meu(minha) filho(a) desobediente, rebelde e inconformado(a), que tantos dissabores causou ao meu coração e a toda a ...