É difícil montar o cubo mágico?

Perguntado por: uoliveira2 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

As combinações possíveis entre as peças podem parecer infinitas, mas não são: é possível formar 43 quintilhões de posições, sendo que apenas uma é a correta. Parece até impossível montar um cubo mágico, mas saiba que existem várias técnicas para chegar à solução.

Qual é a lógica? A lógica usada no cubo mágico é o algoritmo que é uma sequência lógica finita e definida de instruções que deve ser seguida para resolver um problema ou executar uma tarefa. Um algoritmo mostra passo a passo os procedimentos necessários para resolução de um problema, ou seja, diz como fazer.

3. Apenas cerca de 5,8% da população do nosso planeta pode resolver um cubo de Rubik!

O Cubo Mágico tradicional possui algumas limitações físicas, ou seja, existem algumas posições que são impossíveis de acontecer apenas com os movimentos normais, porém, se alguma peça for removida do cubo e montada na posição errada, aí sim um caso impossível pode acontecer.

O cubo mágico ajuda a: aprimorar a leitura; desenvolver a interpretação; aumentar a auto-estima; incentivar o interesse e a iniciativa; melhorar o raciocínio lógico e potencializar a concentração. E, por consequência, o aluno acaba “quebrando o gelo” com a matéria e passa admirar mais a matemática.

O speedcuber quebrou o recorde mundial de tempo único do 3x3x3 com uma mão. A resolução ocorreu em um tempo impressionante de apenas 6.20 segundos durante o campeonato Marschall Middle Slice 2022, na cidade de San Diego, California.

Gire a face de trás do cubo mágico duas vezes em sentido horário. Gire a face de cima do cubo mágico duas vezes em sentido horário. Termine girando a face da frente duas vezes em sentido horário. Pronto: você acabou de resolver o cubo mágico em 20 movimentos!

Assim como seu corpo precisa de água para um bom funcionamento do sistema, seu cubo mágico precisa de lubrificação para que suas peças funcionem perfeitamente. O lubrificante possui o objetivo de fazer com que o quebra cabeça trabalhe melhor. Assim, ele faz com que o cubo gire mais fácil e rápido ou mais lento e suave.

O melhor (e mais nostálgico) cubo mágico para comprar é o Cubo Rubiks Hasbro, que mantém as cores mais clássicas do brinquedo. Ele é uma ótima opção para iniciantes, possui uma mobilidade boa para quem está começando e costuma durar bastante.

Na matemática, um cubo mágico é uma figura de três dimensões que serve como uma extensão do quadrado mágico, com números inteiros arranjados da forma padrão n x n x n em que a soma de cada linha, cada diagonal e cada coluna do cubo mágico é igual a uma constante mágica, denotada como M3(n).

Tendo isso em vista, resolver um cubo mágico não está totalmente relacionado à inteligência. Como percebemos, quando uma pessoa domina a técnica de resolução em mãos, pode resolvê-lo de forma mais rápida se comparado a um indivíduo que não possui instruções.

A diferença entre você e um cubo mágico, é que do cubo mágico eu desisto.

O cubo mágico é mais complexo do que imaginamos e é até por isso que poucas pessoas conseguem resolver o quebra-cabeça, pois ele foi criado para ajudar os alunos com a geometria e mostrar o conceito da terceira dimensão. Dessa forma, quando o aluno girava, ele conseguia visualizar os movimentos realizados.

Com a dificuldade de lidar com tantas situações novas e nada simples, organizar o cubo pode trazer uma sensação de segurança, acredita o psicólogo. Não é para todos, obviamente, que funciona assim, e tem gente que mais se estressa do que se acalma.

O cubo de Rubik é um cubo geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces de 6 cores diferentes, geralmente com arestas de 56 mm cada. Outras versões menos conhecidas são o 2x2x2, 4x4x4 e 5x5x5.

Erno Rubik

A primeira pessoa a resolver um cubo mágico (ou cubo de Rubik) passou um mês tentando decifrá-lo. Foi o criador do quebra-cabeça, um despretensioso professor de arquitetura húngaro chamado Erno Rubik.