É difícil fazer faculdade à distância?

Perguntado por: ecavalcanti9 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

Fazer uma faculdade a distância não é mais fácil que fazer uma graduação presencial. Ambas as modalidades de ensino possuem a mesma exigência em termos de conteúdo. Além disso, tanto na graduação online, quanto na presencial o aluno precisa fazer atividades e avaliações para obter notas.

Sim, quem faz faculdade EAD consegue emprego até um ano após a colação de grau, em especial aqueles que cursaram uma graduação na área de tecnologia.

A escolha entre um curso EAD ou presencial deve ser pautada em critérios objetivos. O primeiro deles é o valor do curso, geralmente mais em conta na modalidade EAD. Por outro lado, o ensino presencial tem a vantagem de proporcionar uma vivência maior, fora o fortalecimento do networking.

Para estudar em um curso a distância não é necessário ter um computador super moderno, nem ser perito em informática. Basta ter conhecimentos básicos, como saber digitar um texto e organizá-lo, acessar páginas na internet, assistir a um vídeo, mandar e-mails com textos e anexos, por exemplo.

Pode ficar tranquilo! 4) Ninguém reprova no EAD: Engana-se quem pensa não haver controle já que as aulas são online. Pelo contrário, assim como no presencial e semipresencial, os alunos podem sim, reprovar nas disciplinas se não atingirem a média necessária das notas em cada matéria.

Digital (EAD)
As aulas são 100% online e o aluno pode estudar onde e quando quiser. Na modalidade EAD, os alunos têm acesso a uma plataforma virtual de ensino, onde podem assistir às aulas gravadas, tirar dúvidas com tutores, realizar atividades e acessar conteúdos complementares.

Faculdades EAD reconhecidas pelo MEC
Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos a distância: Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) Universidade de Franca (UNIFRAN) Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores à distância:

  • Unopar - Universidade Norte do Paraná
  • Faculdades Anhanguera.
  • Universidade Anhembi Morumbi.
  • Estácio - Universidade Estácio de Sá
  • USJT - Universidade São Judas Tadeu.
  • Centro Universitário IBMR.
  • FMU - Centro Universitário.

Quanto custa fazer um curso a distância no Brasil? De acordo com uma pesquisa realizada pela Educa Insights, o custo médio de uma graduação a distância no Brasil é de R$ 260. Quase metade (43%) de todas as instituições de ensino que oferecem cursos EAD no Brasil cobram um valor próximo a esse, segundo o levantamento.

O diploma para uma graduação EAD é exatamente igual ao obtido em uma graduação presencial. Não há nada no documento que diferencie o curso realizado entre presencial ou a distância. Na prática, portanto, tratam-se de diplomas com valores e pesos idênticos.

Profissões em alta em 2023 que não precisam ter faculdade

  • 1.1 1)Growth Hacking. ...
  • 1.2 2)UX Design.
  • 1.3 3)Copywriters.
  • 1.4 4)Front-end e Back-end developers (programadores) ...
  • 1.5 5)Gerente de produtos e os “Product Owners”
  • 1.6 6)Editor de vídeos e os “Bons designers”
  • 1.7 7)Ghost Writers, para conteúdo em geral.

Possibilita a conciliação dos estudos com a família
Sendo assim, com o EAD fica muito mais fácil conciliar os dois aspectos da sua vida sem fazer com que nenhum dos dois seja deixado de lado. Você pode cuidar das questões familiares e estudar simultaneamente, sem se preocupar.

É mais barato estudar a distância? Na maioria dos casos, sim! As mensalidades de cursos EaD costumam ser mais baratas que na modalidade presencial. Além disso, quem estuda a distância economiza tempo e dinheiro, pois não precisa se deslocar diariamente até a universidade.

Quantas horas por dia é preciso estudar a distância? De modo geral, para que você consiga absorver todos os conteúdos das aulas e se dar bem no EAD, é possível estudar de 1 hora e meia a 4 horas por dia.