É difícil aprender português?

Perguntado por: ifernandes . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

A língua portuguesa, principalmente a brasileira, é considerada difícil pelos falantes por conta das várias regras gramaticais e que, em cada regra, há uma exceção! Isso faz com que os falantes fiquem confusos. Assim, por mais que a língua no geral não seja uma das mais difíceis, sua gramática é muito complexa.

Vietnamita

Vietnamita
Gramática incomum, pronúncia difícil e seis tons diferentes tornam o vietnamita um verdadeiro desafio. O tempo estimado para aprender o idioma gira em torno de 1.100 horas em sala de aula para obter proficiência em conversação e leitura.

As palavras mais difíceis em Português
Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico: essa é considerada a maior palavra existente na Língua Portuguesa. Esse palavrão tem 46 letras e trata-se da classe dos adjetivos que qualifica o indivíduo que está com alguma doença respiratória como pneumonia.

Mesmo sabendo de tudo isso, muitas pessoas deixam essa habilidade de lado por falta de tempo na rotina para realizar cursos ou por falta de recursos para realizar um intercâmbio. Mas saiba que é totalmente possível aprender inglês, espanhol ou qualquer outra língua apenas com a sua dedicação e experiências diárias.

É possível aprender 2, 3, 4 idiomas ao mesmo tempo se desenvolvermos essa habilidade, tivermos disciplina e formas corretas para estudar. O maior segredo é, primeiramente, aprender como o cérebro funciona, respeitar o seu tempo (cada um tem seu tempo, e esse irá determinar a qualidade do seu aprendizado).

Os 5 idiomas mais fáceis de aprender

  • Inglês.
  • Francês.
  • Espanhol.
  • Italiano.

Veja quais são as línguas mais difíceis para brasileiros...

  • Árabe. O árabe é um dos idiomas mais difíceis para os brasileiros. ...
  • Russo. Outro idioma bastante complicado para os brasileiros aprenderem é o russo. ...
  • Japonês. ...
  • Mandarim. ...
  • Alemão.

Em resumo, o inglês, o espanhol, o francês, o italiano, o alemão e o holandês são algumas das línguas mais fáceis de aprender, seja por sua semelhança com outras línguas, pela simplicidade da gramática ou pela consistência das regras.

Francês

Francês – a mais bonita língua na conversação
De acordo com diversos inquéritos feitos online, existe uma admiração por esta língua a nível mundial. O Francês é descrito como suave, fluido, elegante e agradável de ouvir.

O português é uma das línguas mais difíceis do mundo? De maneira geral, não! Há outras línguas com um grau maior de dificuldade, tanto para ensinar quanto para aprender.

Italiano

A Revista da Babbel, diz que a língua mais fácil para um brasileiro aprender é o Italiano. Isso porque a língua italiana se parece com a língua portuguesa no que se refere a gramática e vocabulário. Assim como o espanhol, mas a fonética italiana também é mais simples.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia (33 letras)
Indica a fobia de pronunciar palavras longas ou complicadas, principalmente em público, por medo de errar.

Portanto, as maiores e menores palavras da língua portuguesa, são, respectivamente: pneumoultramicrocopicossilicovulcanoconiótico e o artigo definido a.

Nível Fácil
O rato roeu a roupa do rei de Roma. Sabia que o sabiá sabia assobiar? O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. Atrás da porta torta tem uma porca.

Uma pessoa é escolhida para fazer perguntas e os outros decidem a ordem em que vão jogar. Cada jogador tem que responder às perguntas que o outro fizer, substituindo todas as vogais das palavras pela vogal "I". Vence quem conseguir falar tudo sem errar.

Os fonemas, as palavras e as estruturas gramaticais da nossa primeira língua estão armazenados em nossa memória e, quando passamos a aprender inglês ou espanhol, por exemplo, forçamos nossos neurônios a estabelecer novas conexões, que devem ser continuamente exercitadas para que o conhecimento seja efetivamente ...

Aprender uma língua só ouvindo é um processo frustrante. Aprender uma língua só ouvindo é mais eficiente se a língua alvo é similar à sua nativa (Por exemplo: seria mais fácil aprender espanhol dessa forma do que inglês). O aprendizado ativo é muito mais recomendado do que apenas ouvir.