É difícil aprender Jiu Jitsu?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

A resposta para essa pergunta é não, não é difícil aprender o Jiu Jitsu, entretanto temos que ter em mente, que para conseguirmos aprender algo novo, precisamos de, disposição e alguém que esteja apto a nos ensinar, no caso do Jiu Jitsu, um mestre ou professor que irá conduzir seu aprendizado no Jiu Jitsu.

Portanto, não há contraindicações para a prática do Jiu-Jitsu. Cada um com seu objetivo, mas todos em busca de crescimento e evolução pessoal.

Como mencionamos acima, no mínimo leva-se 2 anos para que aconteça essa troca, pois é preciso que o praticante tenha passado pelos piores erros. E esses erros são comuns, porém para o praticante, conhecê-los e conseguir saná-los, pode ser fundamental para que a troca de faixa ocorra mais rápido.

Faixa Roxa, tem o tempo mínimo de permanência é de 2 anos. Faixa Azul, período mínimo de 2 anos.

Não. Você não precisa ser forte, flexível ou particularmente ter um bom condicionamento para começar no jiu-jitsu.

Em média, o preço de uma aula de jiu jitsu custa R$74 por hora. No entanto, esse valor varia de acordo com a localidade, idade do aluno e profissional escolhido.

Os instrutores de Jiu Jitsu são pessoas dedicadas a modalidade que tem o intuito de transmitir seus conhecimentos aos menos graduados no tatame. Devem ter seu mérito reconhecido, pois sabemos que em muitas regiões e dentro e fora do Brasil nem sempre haverá um faixa preta para dar aula.

Principais benefícios do jiu-jitsu
Desenvolve a força, a resistência e a flexibilidade. Foca na luta e na movimentação no chão. Ajuda a perder peso e ter uma ótima condição física. Ensina também técnicas de defesa pessoal e desenvolve a autoconfiança.

Como qualquer outra arte marcial, o Jiu-Jitsu ensina disciplina para seus adeptos. Assim, ele ajuda a praticar a abertura para o diálogo, o respeito, o senso de humanidade e a humildade. Muitos valores são aplicados nos treinamentos, como ter resiliência, saber pensar sob pressão e ter a capacidade de se superar.

O exame médico que é exigido para qualquer atividade esportiva, deve ser apresentado para iniciar as aulas. Deste que você esteja com a saúde em dia, mesmo fora de forma, você já pode praticar o jiu jitsu, não é necessário ter uma forma física de atleta.

Levando qualquer uma das duas regras em consideração, o tempo médio para se graduar e receber a faixa preta no Jiu-Jitsu é de 6 a 10 anos. Apenas alguns competidores, por conta da exceção à primeira regra, conseguiram a faixa preta com apenas 4 anos de Jiu-jitsu.

Um dos critérios utilizados pela Federação é a idade. Você precisa ter pelo menos 18 anos para ser graduado em faixa marrom, e 19 para pegar a faixa preta. Outro critério é o tempo dedicado para cada faixa.

Entre os compromissos assumidos no documento, firmado em 16 de agosto, está a obrigação de divulgar a idade mínima de 6 anos para a prática do muay thai e de 14 anos para atividades envolvendo luta, combate ou contato físico direto.

faixa azul

Uma das faixas mais complicadas no Jiu Jitsu sem dúvida é a faixa azul, não pela dificuldade das técnicas e sim pela transição de iniciante para graduado.

Nos Estados Unidos (Long Beach, Califórnia), rolou o Campeonato Mundial da Sport Jiu-Jitsu International Federation (SJJIF), em que o absoluto faixa preta masculino e feminino ofereciam a mesma premiação: 15 mil dólares para a campeã.

Golpes proibidos para atletas Adulto a Master 6 (faixas azul e roxa): Todos os golpes proibidos para atletas de 16 aos 17 anos e Adulto a Master 6 (faixa branca), exceto chave que pressione as costelas ou os rins dentro da guarda fechada; Mão de vaca e Single leg com a cabeça pra fora.

Dentro do Jiu Jitsu existe um sistema de faixas, as quais correspondem ao seu desenvolvimento aos olhos do mestre dentro do esporte, há faixas infantis, entretanto, as mais conhecidas são as tradicionais branca, azul, roxa, marrom, preta, vermelha e preta, vermelha e branca e a última, que é a vermelha.

Tudo tem o tempo certo, cada academia e principalmente cada professor tem a sua metodologia e seu critério de graduação. Talvez ele espere algo a mais de você na faixa que está, ou talvez sua frequência nos treinos não está boa, ou então ele acha que ainda não está pronto para a faixa seguinte.

Por isso, nós preparamos algumas dicas importantes para quem quer começar a treinar jiu-jitsu.

  1. 1 - Respeito. A primeira dica é o respeito. ...
  2. 2 - Preparo Físico. Falando especificamente dos treinos, é bom que o seu preparo físico esteja em dia. ...
  3. 3 - Alimentação. ...
  4. 4 - Kimono. ...
  5. 5 - Paciência. ...
  6. 6 - Dedicação.

O mais importante no jiu jitsu é que o praticante da arte suave desenvolva suas habilidades e técnicas ao longo de suas graduações, competindo conheça as regras, e melhore o seu jiu jitsu. O aprendizado no jiu jitsu é contínuo e de extrema importância para a evolução do atleta na arte marcial.

A modalidade é considerada um dos métodos mais incríveis de auto-conhecimento, pois, por ser originalmente concebida como uma forma de autodefesa, o Jiu Jitsu, através de sua prática, oferece lições importantes que são adequadas ao próprio cotidiano, se tornando uma grande metáfora da própria vida.