É devido ou devida?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Devida é o feminino de devido. O mesmo que: justa, condigna, merecida.

A expressão “devido a” é classificada como uma locução prepositiva causal. Ou seja, ela sempre introduzirá uma noção de causa no período. Por essa razão, essa expressão é equivalente a outros conectores causais, como “por causa de”, “em virtude de”, “em razão de”, “dado que” etc.

Note que em todas as frases acima, usamos a preposição: devido a/à/ao. Se tirarmos a preposição, as frases ficam erradas. Não se fala, por ex., “devido um problema de saúde” ou “devido o maior número”.

1 por causa de, por motivo de, graças a, em razão de, à conta de, em virtude de, em consequência de, em função de, por obra de, por ação de, por efeito de, à custa de, a pretexto de, por mérito de.

1 merecida, apropriada, adequada, certa, correspondente, justa, cabida, condigna, conveniente, pertinente, acertada, oportuna, propícia, própria.

No sentido de em razão de, por causa de, DEVIDO sempre será acompanhado da preposição a. Essa relação entre um verbo e um termo que o complementa, estabelecida através de uma preposição, é chamada de regência verbal.

Corresponde à abreviatura "A/C" (Ao cuidado de) que se escreve em documentos ou encomendas cujo destinatário se pretende especificar.

Significado de Adequada
adjetivo Que é oportuno, apropriado; que corresponde a um objetivo texto adequado ao tema. Perfeitamente ajustado; em harmonia com; ajustado: roupa adequada. Que se conseguiu adaptar; adaptado: medida adequada às necessidades do povo. Etimologia (origem da palavra adequada).

Que respeita regras, normas ou padrões.

Advérbio de causa; Expressão usada para dar explicações. Não fui na aula devido a um imprevisto.

Uso facultativo da crase
Em algumas situações, o uso da crase se torna facultativo. Antes de pronomes possessivos: Quanto a sua proposta, ainda não foi aprovada pela direção. Quanto à sua proposta, ainda não foi aprovada pela direção.

Em uma outra análise, o termo “acesso” sempre virá juntamente com uma preposição após dele, já que “quem tem acesso, tem acesso A ALGO”. Dessa forma, a maneira correta de se escrever a frase “Não tenho acesso a as monitorias” é: “Não tenho acesso às monitorias.”

É interessante lembrar que o uso do acento indicativo da crase é facultativo antes dos pronomes possessivos femininos: “Estou à sua disposição ou a sua disposição” (= ao seu dispor ou a seu dispor). Portanto, o correto é “Estou à disposição”.

verbo Estar atento para algo no futuro; preconceber, planejar: o investidor deve ter em vista o médio e o longo prazo; tendo em vista o sucesso do projeto, contratou profissionais capacitados. Querer algo ou alguém; ter em mira, pretender: ela tem em vista um novo pretendente.

Indica uma situação própria de alguém ou de alguma coisa: 1 por seu turno, por sua parte, por seu lado, no que lhe diz respeito, no que lhe respeita, no que lhe toca, no que lhe concerne. Exemplo: As informações foram passadas ao diretor que, por sua vez, decidiu escondê-las.

2 consecutivo, sequente, resultante, posterior, seguinte, derivado, consequente, conseguinte, subsequente.

A expressão por causa de indica a razão de algo ter acontecido, sendo sinônima de: devido a, por motivo de, em razão de, em virtude de, graças a e por obra de, entre outros.