É des de ou Desde?

Perguntado por: nxavier . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

A forma correta é desde, escrito junto, sem acentuação gráfica: Estou tentando falar com ela desde ontem. Saiba, desde já, que não estou interessada nisso.

Desde já, embora não seja um advérbio único, é um adjunto adverbial pequeno e sucinto, sendo escrito inúmeras vezes sem vírgula:

  1. Desde já agradeço a atenção dispensada.
  2. Desde já agradeço a compreensão de todos.
  3. Desde já agradeço a oportunidade que me foi dada.

O certo é usar somente desde. Estamos aqui desde a manhã, por volta das seis e meia.

1. Indica negação, separação ou cessação (ex.: desleal, desossar, dessintonizar).

Des- é um prefixo de origem latina que exprime as ideias de separação, afastamento e intensidade, entre outras.

A forma correta de escrita é desde de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a vogal “e” no final da palavra. Desde é uma proposição que significa a começar de; a contar de; a partir de – designa um o ponto de partida. Está desaparecida desde quinta-feira.

A começar de; a contar de; a datar de. Depois que; uma vez que.

7 desde logo, com antecedência, de antemão, antecipadamente, previamente.

Diante disso, vale frisar que a forma mais usada é Desde já, agradeço, com a presença da vírgula. Assim, essa é a forma indicada para uso com base nas normas da língua portuguesa.

"Dez" não é nada mais que um numeral. Já o "Des" é prefixo de negação ou ação contrária, por exemplo: esta é uma atitude cabível • esta é uma atitude descabível.

Logo, "dê" é utilizado quando nos referimos à ação de oferecer algo a alguém ou mesmo de pedir algo. Já a forma verbal "der" só pode ser usada depois do pronome "se" e "me". Veja os exemplos: Quando ele me der o dinheiro, pagarei as contas amanhã.

Desde às 7h que estamos tentando obter mais informações acerca do que foi noticiado.

até ou desde... a são formas usadas apenas quando há uma gradação. Exemplos: Respeitava desde o mais humilde até o mais destacado funcionário da empresa. O governo deveria garantir às crianças instrução desde a escola até a universidade.

As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.