É demais ou são demais?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

As expressões de quantidade, medida, peso, valor, tempo — como é muito, é pouco, é suficiente, é caro, é barato — são invariáveis.

MUITO é uma forma única, não varia e usa-se sempre com o verbo. MUITO, MUITA, MUITOS, MUITAS é uma forma variável que vai utilizar-se quando a expressão se refere a um nome (pessoa, objecto, lugar)

Quando indica tempo, o verbo ser concorda com o numeral expresso no predicativo: São três horas da tarde. Já são mais de quinze horas.

A forma sãopode ser [terceira pessoa plural do presente do indicativo de ser] , [adjectivo masculino ] , [adjectivo ] ou [nome masculino] .

Significado de São
adjetivo Que se encontra em perfeito estado de saúde; sadio: homem são. Que não está estragado: esta fruta ainda está sã. Que contribui para a saúde; salubre: ar são. [Figurado] Concorde com a razão; sensato, justo: política sã.

As duas formas estão corretas.
Nestas situações, a concordância verbal do verbo ser poderá ser feita no plural, concordando com o numeral, ou no singular, estando subentendida a palavra dia.

S.O.S. Português. Levando em conta a norma culta, o correto é "15% das pessoas são", já que o verbo deve concordar com "das pessoas".

Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”. No entanto, o verbo “fazer” é invariável ou impessoal quando indica: Tempo decorrido: Faz duas horas que estou esperando a pizza. Temperatura: Faz quarenta graus agora em Sampa.

Então, para resumir: se você estiver falando de intensidade, a palavra “muito” não varia – sempre “muito”; se você estiver falando de quantidade, a palavra “muito” varia em gênero e número para concordar com a palavra seguinte.

A palavra demais, escrita tudo junto, é considerada um advérbio de intensidade. Assim, tem a capacidade de intensificar um verbo, um adjetivo ou um advérbio. Nesse caso, demais significa algo em demasia e exprime excesso. Mas demais também assume a função de pronome indefinido e significa os outros, os restantes.

Diferença de “mais” e “mas”
Entretanto, possuem significados completamente diferentes, não podendo ser utilizadas uma no lugar da outra. Neste caso, “mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento.

O verbo SER concorda com o numeral que o acompanha, assim: “São duas horas, São três horas…”. Veja que a partir de duas horas, inclusive, usa-se o verbo SER no plural por ser tratar de mais de uma unidade de hora.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Quando se trata de concordância com datas, o verbo "ser" concorda com o numeral ou com a palavra "dia", que pode estar expressa ou subentendida. Exemplos: Hoje são 25 de abril. Hoje é (dia) 25 de abril.

Verbo ser - Têm existência ou tornam-se: 10 estão, acham-se, encontram-se, existem, vivem, fica, viram, tornam-se.

Sãos é o plural de são. O mesmo que: saudáveis, francos, honestos, íntegros, justos, perfeitos, prudentes, sadios, salubres.

são

MasculinoFeminino
Singularsão
Pluralsãossãs

Exemplos é o plural de exemplo. O mesmo que: referências, arquétipos, lições, modelos, normas, provérbios.

Quando se trata de concordar com quantias, distâncias, horas, etc., o verbo ser deverá concordar com a expressão numérica: se ela for igual ou maior do que 2, usa o plural: “São quase duas horas“; “É uma e meia“; “Daqui ao centro são três quilômetros“; “Aqui está a conta: são dois mil reais“.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.