É crime vender Minhocuçu?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Portanto, inexistindo autorização ambiental para manejo de fauna, toda e qualquer atividade de envolvendo minhocuçus (vender, expor à venda, transportar, guardar, ter em cativeiro ou utilizar) deverá ser fiscalizada e enquadrada nos termos da Lei Federal Nº 9.605/98.

O animal está na lista de animais silvestres e, por isso, é proibida a captura, transporte e venda.

Experimentos indicaram tempos de vida variáveis conforme a espécie de minhoca, mas geralmente sempre incluídas na faixa de 2 a 16 anos. As espécies Allolobophora longa e Megascolides australis vivem por dez anos, a Lumbricus terrestris e a Eisenia fetida alcançam a idade máxima de seis anos, por exemplo.

Você conhece um bichinho chamado michocuçu? Na verdade, de bichinho ele não tem nada, porque é uma minhoca gigante que pode medir mais de um metro de comprimento. Até o próprio nome do animal faz referência a seu tamanho, pois açu, em língua indígena, significa “grande”. Então, minhocuçu significa “minhoca grande”.

Cada minhoca tem entre dois e quinze pares de corações. O número é grande para permitir a distribuição do sangue por todo o corpo do animal, já que existem minhocas que chegam a quase 3 metros de comprimento.

A quantidade necessária de minhocas para iniciar a criação é de 1 litro - aproximadamente 1,5 mil minhocas por metro quadrado.

Os minhocuçus são muito utilizados para a pesca, sendo reconhecida como a melhor isca para o surubim. A região de Caetanópolis e Paraopeba, localizada a 100Km da capital mineira, Belo Horizonte, é o polo de existência destes animais, que estão ameaçados de extinção pela alta procura para pescarias.

Então não fique chateado se elas ignorarem sua folha fresca de alface. Você pode alimentar suas minhocas com cascas de ovo, borra de café, folhas, cascas de frutas e vegetais e papelão umedecido em pequenos pedaços, por exemplo.

As minhocas gostam de solo úmido, então aconselhamos que controle a irrigação na medida certa, sem prejudicar a vida natural da grama. Com o solo mais seco, consequentemente, a população vai diminuir. Outra dica é a remoção da poda, as aparas. As minhocas se alimentam de matéria orgânica em decomposição.

O minhocuçu, Rhinodrillus alatus Righi, 1971, é endêmico do cerrado e encontrado somente em Minas Gerais.

As minhocas alimentam-se principalmente de restos de vegetais e frutas, massas, migalhas de pão, casca de ovo triturada finamente, borras de café e folhas de chá.

A minhoca é uma das iscas mais procuradas para pesca esportiva. A espécie que Walter cultiva é a gigante africana. A venda é por litro, que hoje custa em média R$ 20, mesmo preço do ano passado.

Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), sabiá-barranco (Turdus leucomelas), sabiá-poca (Turdus amaurochalinus), sabiá-da-mata (Turdus fumigatus), sabiá-coleira (Turdus albicollis), trinca-ferro (Saltator similis), tempera-viola (Saltator maximus), corrupião (Icterus jamacali), pássaro-preto (Gnorimopsar chopi).

As minhocas permanecem em túneis que escavam no solo. Quando chove muito, elas sobem até a superfície.

Você conhece um bichinho chamado minhocuçu? Na verdade, de bichinho ele não tem nada. Pelo contrário: é uma minhoca gigante, que pode medir mais de um metro de comprimento. Inclusive, o nome minhocuçu é de origem indígena, e açu significa grande.

Use os dedos para segurar qualquer minhoca que encontrar. Tente segurar as minhocas pelas extremidades de cor mais clara. Esse método é recomendado pois tal extremidade do corpo da minhoca é a última a sair da terra e a primeira a se enterrar.

A minhoca do Rio Bass é gigante, porém rara, e só costuma aparecer na superfície quando uma mudança radical ocorre em seu habitat, como uma chuva muito intensa.

Quando adulto, esse minhocuçu — nome dado a qualquer espécie de minhoca que atinja mais que trinta centímetros depois de se tornar adulta — pesa cerca de 400g, tem o diâmetro médio de 2cm e o comprimento de 1,5m, podendo atingir até 3,30m.