É crime vender camisa de time?

Perguntado por: egoncalves . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

A pirataria de uma camisa de time infringe diversas leis, entretanto, a responsabilidade pela prática não deve ser imputada apenas a quem compra um produto falsificado, mas sim a quem produz e vende tais produtos.

Quem comercializa produtos pirateados está incidindo em diversos crimes, como fraude no comércio, que está previsto no Art. 175 do Código Penal. É crime também contra a relação de consumo, de acordo com o Artigo 7º da Lei 8.137/1990 e de Sonegação Fiscal, de acordo com a Lei 4.729/1965.

“O comerciante que vende produtos falsificados comete crime e estará sujeito à multa do Procon, que poderá chegar a até R$ 10,2 milhões, além de fomentar o mercado clandestino com a sonegação de impostos”.

Embora o Mercado Livre não esteja totalmente ligado ao universo do futebol, sua plataforma é palco para a venda de diversas camisas de times (inclusive licenciadas) para os amantes do esporte.

Não use ferro de passar. As camisas de futebol não podem ser passadas a ferro, pois o calor pode derreter o tecido e outros detalhes em plástico ou borracha. Se você chacoalhar bem a camisa antes de pendurar e utilizar um cabide, ela ficará lisinha.

Pirataria é um crime previsto no Código Penal com pena de até quatro anos de prisão e pagamento de multa. Quem consome produtos pirateados também comete crime, com punição de até um ano de prisão.

Um produto só pode ser considerado uma réplica se sua produção for autorizada pelo fabricante do produto original. Caso contrário, estamos falando de uma falsificação.

O que é réplica? Réplica é a resposta do autor contraposta à contestação do réu, ou seja, o autor oferece a petição inicial, o juiz cita o réu que toma conhecimento e oferece a contestação contra o autor, o autor oferece contra contestação a defesa via réplica. Réplica é a ciência da resposta com manifestação.

Portanto, com base na legislação penal brasileira, tanto o download quanto o compartilhamento ilegal são considerados como crime, mas a sua responsabilização se dá, efetivamente, para aquele que comercializa ilegalmente as obras, ficando isento de condenação aquele que apenas realiza um download.

Pirataria ou pirataria moderna, como alguns denominam, é a prática de vender ou distribuir produtos sem a expressa autorização dos proprietários de uma marca ou produto. A pirataria é considerada crime contra o direito autoral, a pena para este delito pode chegar a quatro anos de reclusão e multa.

Em suma, baixar filmes, séries, livros, jogos ou qualquer outro produto semelhantes em sites irregulares é sim considerado um crime, conforme previsto no artigo 184 do Código Penal. A prática pode sujeitar a pessoa a uma pena de detenção que varia de 3 meses a 1 ano, ou ao pagamento de uma multa.

Essa prática é muito comum no segmento de moda, principalmente em lojas que vendem produtos “de marca” com o preço muito mais baixo – e, consequentemente, qualidade também. Ao colocar um produto falso no mercado, você está cometendo um crime. A lei proíbe a venda de mercadorias falsificadas, enquadrando como pirataria.

Pirataria é crime e está previsto no art. 184 do Código Penal, com pena de até quatro anos de prisão, além do pagamento de multa. Já para aquele que compra o produto pirateado sabendo desta qualidade, pratica o delito de receptação, punido com pena de até um ano de prisão, além de multa (art. 180 do CP).

Exigimos que todos os vendedores cumpram as leis locais e nossos Termos de Serviço, que, entre outras coisas, proíbem a venda de produtos falsificados no marketplace.