É crime usar uniforme militar?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a quem não tenha direito – Pena: detenção, até 6 meses. Fica bem claro que o uso de fardamento militar é um crime e é passível de uma pena de detenção por alguns meses, então em hipótese alguma devemos usar o fardamento do exército brasileiro.

Seu uso é regulamentado por legislação específica e seu emprego indevido é crime previsto no Código Penal Militar (CPM). Ele não pode ser usado ou copiado indevidamente, pois representa a legítima autoridade investida pelos poderes constituídos.

Conforme a Portaria 3.233/2012 da Polícia Federal, no seu artigo 169 inciso IV, a empresa de segurança e vigilância que permitir que o vigilante utilize o uniforme fora do serviço pode ser punida com multa que vai de 500 a 1.250 UFIRs (R$ 1.646,95 a R$ 4.117,37 em valores atualizados).

Art. 172. Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a que não tenha direito: Pena – detenção, até seis meses.

Relevância é tudo: Exército autoriza uso de guarda-chuva para militares fardados.

Dispõe sobre a proibição da venda de fardas e qualquer tipo de vestuário, bem como distintivos e acessórios das polícias federal, civil e militar e das Forças Armadas, em estabelecimentos comerciais do Estado e dá outras providências.

Caso esteja em serviço e fardado, poderá (deverá) portar a arma ostensivamente, já que esta fica no coldre para que possa ser feito o saque imediato da arma, caso seja necessário, além de se dar visibilidade. É certo que as universidades gozam de autonomia (art.

Como já foi falado antes, todos os oficiais devem estar fardados, com trajes específicos para esse tipo de cerimônia. Geralmente, quando a noiva é militar, ela pode escolher entre usar sua farda ou o vestido de noiva tradicional!

Sim! O militar pode andar fardado na rua. Entretanto, o uso da farda fora do quartel deve ser em situações de cumprimento de serviço externo, ou seja quando o militar estiver indo para o quartel e/ou voltando para sua casa, ou quando estiver no cumprimento de missão e for necessário deslocar-se para o destino.

De acordo com o artigo 172 do Código Penal Militar (CPM), é proibido “usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a que não tenha direito”, com pena de detenção de até seis meses.

Art. 172. Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a quem não tenha direito – Pena: detenção, até 6 meses. Fica bem claro que o uso de fardamento militar é um crime e é passível de uma pena de detenção por alguns meses, então em hipótese alguma devemos usar o fardamento do exército brasileiro.

Se a empresa exige uniforme, é ela que deve pagar por ele e fornecer ao funcionário, no seu tamanho. É como um instrumento de trabalho. E, quando o trabalhador for embora da empresa, ele é obrigado a devolver a roupa.

456-A da CLT (inserido pela Reforma Trabalhista) dispõe que cabe ao empregador definir o padrão de vestimenta no meio ambiente laboral, sendo lícita a inclusão no uniforme de logomarcas da própria empresa ou de empresas parceiras e de outros itens de identificação relacionados à atividade desempenhada.

A pena para o crime de injúria é a detenção de um a seis meses ou o pagamento de multa. Se a ofensa estiver relacionada a etnia, raça, religião ou alguma deficiência, a injúria é considerada discriminatória e a pena nesse caso é maior: reclusão de um a três anos e pagamento de multa.

O policial não pode te ameaçar, ser agressivo, gritar ou xingar. Ameaça para que alguém confesse algo tem nome: tortura. Sejam travestis, trans ou cis, a revista em mulheres só pode ser feita por outra mulher.

AS DELEGADAS PODEM APOSTAR EM TAILLEURS, BLAZERS, CALÇAS SOCIAIS, PANTALONAS, VESTIDOS E SAIAS ATÉ A ALTURA DO JOELHO. ATENÇÃO! É PROIBIDO USAR DECOTES INDISCRETOS OU ABUSIVOS, E SAIAS CURTAS. ACOMPANHADOS DE PALETÓ E GRAVATA.

"A Polícia Civil informa que não há qualquer restrição de trajes para o atendimento na delegacia.

Os investigadores e escrivães devem estar vestidos com trajes esporte composto por sapatos, calças de tecido diverso do brim, blaser ou similar. As mulheres que atuam nessas funções, devem usar saias ou calças com tecido diverso do brim, sapatos ou sandálias de passeio.