É crime ser gordofobia?

Perguntado por: hcoutinho . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

O preconceito contra pessoas gordas não existe no código penal para ser considerado crime, mas todo aquele que tem seu psicológico abalado por ofensas, bem como os direitos da personalidade atingidos, como o nome, a honra e a intimidade tem direito à indenização por injúria e danos morais, que são da esfera criminal e ...

1200,00 R$

Criminalizar atos de Gordofobia(preconceito contra obesos) Como Crime hediondo com pena estipulada de 6 meses a 4 anos de Reclusão e Multa de 1200,00 R$ sem direito a fiança.

No Brasil, a gordofobia não é crime, mas pode ser enquadrada por injúria e danos morais, ou seja, o abusador pode ser processado nas esferas criminal e cível.

97,8% das pessoas gordas já sofreram gordofobia no Brasil.

De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo IBGE com dados de 2020, 60,3% dos adultos apresentam excesso de peso – o que representa 96 milhões de brasileiros. Entre eles, muitos ainda se adequam aos instrumentos disponíveis, porém parte significativa sofre com a falta de estrutura.

Apoie o conteúdo produzido por pessoas gordas: leia livros, ouça podcast, frequente eventos. Respeite os assentos preferenciais em universidades ou transporte público. Evite expressões gordofóbicas e entenda que se alguém aponta alguma atitude, seu papel é o de escuta ativa e respeito pela pessoa gorda.

O corpo padrão é, muitas vezes, ditado pela própria indústria da moda e pela mídia, que valorizam corpos magros, e o relaciona diretamente à beleza e à saúde. A gordofobia é um preconceito estrutural que afeta toda a sociedade, tanto pessoas gordas quanto pessoas magras, em diferentes graus.

A primeira medida importantíssima a ser executada são os treinamentos e campanhas de conscientização sobre a gordofobia. É preciso educar as pessoas em relação ao tema e elucidar os impactos negativos que alguns comentários, piadas e brincadeiras podem ter na vida das pessoas gordas.

O que é a gordofobia? A gordofobia é caracterizada por um preconceito contra pessoas gordas e que se manifesta, desde atitudes e falas, até toda a estrutura da sociedade. É achar que pessoas gordas, necessariamente, não são saudáveis. Ou que são engraçadas e atrapalhadas.

Gordofobia no Brasil
A expressão gordofobia e a temática ganharam força no Brasil em 2009, quando surgiu a personagem gorda Perséfone, interpretada pela atriz Fabiana Karla, na novela “Amor à Vida”. O objetivo da personagem na trama era perder a virgindade já na fase adulta.

A pesquisa Obesidade e Gordofobia — Percepções 2022, realizada pela Abeso e a Sociedade Brasileira de Metabologia e Endocrinologia (SBEM), mostra que 85,3% das pessoas obesas no Brasil já passaram por situações de gordofobia.

dia 16 de janeiro

Art. 1º - Fica instituído o dia 16 de janeiro de todos os anos como o dia nacional de combate a gordofobia.

Há quem acredite, porém, que a origem da gordofobia está relacionada a mais do que um único fator. Uma dessas correntes, por exemplo, atribui o surgimento desse tipo de preconceito a um fascínio pela antiguidade clássica durante o século 18.

LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989.
Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor.

Assim, quanto maior a massa corporal, mais ocorrem os episódios de gordofobia e maior o sofrimento por parte do obeso. Em geral, acontece na própria casa, ou seja, por parte de familiares, em estabelecimentos comerciais, rodas de amigos, consultas médicas e locais de trabalho.

Levantamento sobre obesidade e gordofobia, realizado pela internet com 3.621 pessoas, das quais 88% tinham excesso de peso, revela que, para 72% dos entrevistados, o ambiente familiar é o mais hostil em relação a episódios de constrangimento por conta do peso.

Quase seis em cada dez brasileiros (57,25%) estavam com sobrepeso em 2021. O índice representou uma oscilação negativa pequena em relação ao ano anterior, quando ficou em 57,5%. Antes da pandemia, em 2019, a taxa era menor, de 55,4%. A condição era maior entre homens (59,9%) do que entre mulheres (55%).

A gordofobia é capaz de provocar baixa autoestima e autoimagem negativa, gerando vergonha e dificuldade de autoaceitação. Essa baixa autoestima pode levar à ansiedade e a outros problemas de saúde mental.

O preconceito contra pessoas gordas é chamado de gordofobia, termo que usa o sufixo “fobia”, que significa aversão a algo ou a alguém.

A obesidade é caracterizada como uma doença crônica quando há um excesso de tecido adiposo, principalmente na região abdominal, explica a responsável pelo setor de endocrinologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/ EBSERH), Danielle Ezequiel.

Quando você tem medo de engordar, você está sendo gordofóbica. Quando você diz: tudo bem você ser gorda, mas eu não quero ser”, isso também é gordofobia. Sentir repulsa por um corpo gordo, é gordofobia. Não se relacionar com pessoas gordas, é gordofobia.