É crime rebaixar?

Perguntado por: edias . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

E não, não é crime ter carro rebaixado. A prática foi liberada em 2014, por meio da Resolução n°479 do CONTRAN. Por outro lado, motos, ônibus e caminhões não podem ser rebaixados, você sabia disso?

Como o processo pertence ao Detran de cada estado, o valor de quanto custa para legalizar carro rebaixado depende. Pode haver variações em algumas regiões do Brasil, mas, no geral, o procedimento envolve o custo de R$ 350,00.

Como legalizar carros rebaixados
Para estar de fato legalizado, é necessário o Certificado de Segurança Veicular, o CSV. Para conseguir esse certificado é necessário fazer a vistoria veicular no Detran e em uma unidade credenciada pelo Inmetro.

Segundo a ferramenta, 50 pontos é o número mágico para escapar da tão temida Série B.

A Resolução 292 do Contran não prevê nenhuma tolerância para alteração nas medidas do pneu. O artigo 8º, por exemplo, proíbe que as rodas e os pneus ultrapassem os limites externos dos para-lamas e também a modificação do tamanho do diâmetro externo do conjunto roda e pneu.

II – A altura mínima permitida para circulação deve ser maior ou igual a 100 mm, medidos verticalmente do solo ao ponto mais baixo da carroceria ou chassi, conforme anexo I.

A modificação é permitida por lei, mas é preciso tomar uma série de cuidados. Querida pelos amantes de carros rebaixados, a suspensão a ar passou, legalmente, a fazer parte do “cardápio” de opções de personalização dos veículos no Brasil há pouco mais de sete anos.

Se você tem um carro com até 3.500 quilos, saiba que a altura mínima permitida para o rebaixamento entre a carroceria e o solo deve ser maior ou igual a 100 milímetros. Vale se atentar que: o conjunto de rodas e pneus do veículo rebaixado não pode tocar em parte alguma do próprio carro ao esterçar.

Mais para quem gosta de carro rebaixado agora a lei deu uma “brecha”, já é possível utilizar as molas esportivas sem ser multado, a lei está em vigor não faz muito tempo, diferente do que muitos pensavam o uso de molas esportivas era proibido.

Ela tem valor de R$ 195,23 e equivale a 5 pontos na carteira.

Internacional, Fluminense e Corinthians completaram o G-4. Na parte de baixo da tabela, Ceará, Avaí e Juventude já chegaram rebaixados à última rodada, que definiu o Atlético-GO como último a cair para a Série B de 2023.

América-MG e Vitória dividem o posto de times com mais rebaixamentos à Série B desde 2018. O time mineiro caiu em 1993, 1998, 2001, 2011, 2016 e 2018. Já a equipe baiana tem quedas registradas em 1982, 1991, 2004, 2010, 2014 e 2018.

As chances de rebaixamento dos times no Campeonato Brasileiro de 2022. Faltando uma rodada para o encerramento do Campeonato Brasileiro, três equipes já estão rebaixadas para a Série B. Juventude, Avaí e Ceará jogarão a Segunda Divisão do campeonato nacional em 2023.

Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no instante, que a equipe atingir 45 pontos tem apenas 3,3% de probabilidade de rebaixamento.

Para se livrar do rebaixamento, o Vila Nova precisará somar 35 pontos dos 57 em disputa, um aproveitamento de quase 70%.

A troca das rodas é permitida, desde que seja realizada com cuidado, pois a alteração do tamanho dos aros afeta diretamente o comportamento direcional do carro. Verifique inicialmente no manual do proprietário se a montadora recomenda essa mudança.

Continuar lendo Quem pode rebaixar guia?