É crime perturbar alguém?

Perguntado por: isales . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Só em em 31 março deste ano, o Brasil passou a contar com Lei 14.132, de 2021, que modificou o Código Penal brasileiro (Decreto-Lei 2.848/1940) e passou a prever o crime de perseguição, com base em ações reiteradas e capazes de restringir a liberdade e a privacidade de uma pessoa, além de perturbar-lhe o bem-estar ...

Como, na maioria das vezes, esses atos ocorrem na via virtual, apesar da lei considerar o crime em qualquer meio, o print screen mostra-se como eficiente meio de prova. Lembrando que o ideal é realizar uma ata notarial destes print screens, para garantir sua autencidade.

As vítimas de importunação sexual podem fazer sua denúncia pelo Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher, e também acionar a Polícia Militar pelo 190.

Perturbar o sossego alheio (mediante gritaria, algazarra, abuso de instrumentos musicais, sinais acústicos, dentre outras situações) é crime, nos moldes do artigo 42 do Decreto-Lei Nº 3.688/41, passível de prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa.

Assim, por meio do telefone 156 ou portal da Prefeitura, é possível denunciar quem está perturbando. “Está tirando o sossego, a saúde e a segurança? Pode notificá-los”, acrescenta. Além disso, mesmo com as regras independentes em cada município, os agentes competentes farão a verificação do estabelecimento.

Perturbação da tranquilidade. Caracterização. 1 - Caracteriza a contravenção penal da perturbação à tranquilidade, a ação daquele que, por acinte ou motivo reprovável, com vontade de perturbar, molestar a paz de espírito e o sossego alheio, causa à vítima preocupações e inquietações.

A pena prevista é de 6 meses a 2 anos de reclusão e multa. Há previsão de aumento de até a metade da pena, caso o crime seja praticado nas seguintes hipóteses: I) contra criança, adolescente ou idoso; II) contra mulher por razões da condição de sexo feminino; e, III) por 2 ou mais pessoas ou com uso de arma.

competência será do Juizado Especial Criminal, possibilitando-se a aplicação de todos os institutos que lhe são inerentes (transação penal e suspensão condicional do processo).

O registro do boletim de ocorrência é realizado por meio do preenchimento de formulários no site, em que será preciso informar seus dados pessoais, assim como as informações sobre a infração a ser denunciada. É necessário informar o local e as circunstâncias em que se ocorreu o caso.

Uma vez aprovado, o boletim será encaminhado ao Distrito Policial da área onde ocorreu o crime, que o investigará. Nos casos de roubo, a vítima será orientada a comparecer à unidade policial indicada no prazo de cinco dias úteis após a aprovação do boletim.

Art. 2º É proibido perturbar o sossego e o bem-estar público da população pela emissão de sons e ruídos por quaisquer fontes ou atividades que ultrapassem os níveis máximos de intensidade fixados nesta Lei.

Seguem-se alguns exemplos:

  • Ruídos de trânsito: buzinas, carros de som, barulho do fluxo dos carros.
  • Ruídos domésticos: sons de liquidificadores, aspiradores de pó, batedeiras, aparelhos de som, secadores de cabelo, cortadores de grama etc.
  • Ruídos industriais: equipamentos nas indústrias, máquinas, serras etc.

Significado de Perturbada
O mesmo que: confusa, alterada, desarranjada, desnorteada, desvairada, transtornada, túrbida.

Ficar envergonhado; envergonhar-se.

Perturbação ao Sossego
Frise-se que os danos perturbadores ao sossego atingem a saúde e a tranquilidade das pessoas, podendo gerar danos de ordem psíquica....

A lei nº 14.132/2021 descreve o crime de perseguição e acrescenta o Art. 147-A ao Código Penal Brasileiro.

O stalker segue, observa a rotina da outra pessoa para conhecer seus hábitos, envia cartas, liga e manda mensagens, oferece presentes, etc. Também são comuns as aparições no trabalho e nos espaços que a outra pessoa costuma frequentar (restaurantes, bares, cinemas,lojas, entre outros).

Stalkear na internet é o ato de abusar das informações pessoais de outras pessoas, como localização, relacionamento, postagens, com a finalidade de interagir excessivamente sem a vontade do outro.