É crime matar bicho-preguiça?

Perguntado por: agois7 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Capivara e bicho-preguiça são animais silvestres. Criar ou manter esses animais em casa é proibido pela legislação brasileira.

Essa é uma espécie nativa do Brasil, endêmica da Mata Atlântica, sendo encontrada na Bahia, no Espírito Santo, em Sergipe e no Rio de Janeiro. Vive principalmente em áreas de floresta tropical úmida. A preguiça-de-coleira pode medir até 75 cm e pesar até 10 kg.

Morte de preguiça por maus-tratos.
Agenor Tupinambá também manteve uma preguiça filhote em cativeiro, segundo a nota. E usou outra preguiça adulta para se promover nas redes. O Ibama aponta que a preguiça filhote morreu pelas condições de "maus-tratos".

Não pode ser um bicho de estimação
Embora as curiosidades sobre o bicho-preguiça sejam maravilhosas, ele precisa ficar na árvore que ela escolher na mata, seu habitat natural!

Assim, sua importância para o meio ambiente é o fato de que auxilia outras espécies, como besouros, que a utilizam como meio de transporte, além de ajudar a semear a floresta ao carregar as plantas de uma árvore para outra durante sua locomoção.

gavião real

Os predadores naturais do bicho-preguiça são o gavião real, as onças e algumas serpentes. A defesa das preguiças é apenas sua capacidade de ficar bem disfarçada no meio da folhagem.

Na natureza, as preguiças-reais vivem entre 15 a 20 anos, mas em cativeiro podem passar dos 30 anos de idade. Dieta: Folhas, galhos e frutas.

Preguiça-comum: 15 – 18 horas

A preguiça-comum, preguiça-marmota, preguiça-de-bentinho, preguiça-de-óculos, preguiça-carneira, preguiça-de-garganta-marrom ou tauta é uma espécie de brádipo ou preguiça-de-três-dedos encontrada na região neotropical da América Central e do Sul.

insetos

A dieta de uma preguiça consiste, principalmente, de botões de flores, folhas e brotos tenros, embora algumas preguiças sejam conhecidas por comer insetos e pássaros para complementar sua dieta. Elas têm um estômago com vários compartimentos que lhes permitem digerir com eficácia a celulose dura que comem.

Uma característica distintiva da baleia-da-groenlândia é que ela pode chegar a 210 anos de idade. Apesar disso, é considerada uma espécie em perigo de extinção devido à caça comercial intensa no passado.

Atualmente são conhecidas cinco espécies de bicho-preguiça no Brasil: a preguiça-comum (Bradypus variegatus), preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus), preguiça-bentinho (Bradypus tridactylus), preguiça-de-hoffmann (Choloepus hoffmanni) e a preguiça-real (Choloepus didactylus).

Em 18 de abril, Agenor tinha sido notificado pelo Ibama após denúncias de abuso, maus-tratos e exploração animal. Por causa disso, ele foi multado em R$ 17 mil. Também foi obrigado a apagar todos os vídeos que havia publicado com Filó.

Agenor Tupinambá e sua capivara Filó
Nas redes sociais, a apresentadora Luisa Mell passou então a ser apontada como a principal responsável por ter feito a denúncia ao Ibama.

Segundo o Ibama, Agenor foi multado por práticas relacionadas à exploração indevida de animais silvestres para a geração de conteúdo em redes sociais.

No Brasil é praticamente impossível ter um urso como animal de estimação, mas a vontade que muitas pessoas têm de possuir um é muito grande. Nós ainda temos a visão de bichinhos fofinhos de pelúcia, mas não é bem assim.

O bichinho leva a fama, mas ele não é preguiçoso. O que ocorre que é o animal leva a culpa pelos seus movimentos, respiração e digestão vagarosos. E isso acontece devido ao baixíssimo metabolismo, aproximadamente 70% inferior ao de outros mamíferos com peso e tamanho parecidos.

Bicho-preguiça
Ele faz, sim, jus ao nome, e costuma ser encontrado em florestas tropicais da América do Sul, quase sempre dormindo, uma vez que passa até 20 horas de seu dia assim, agarrado em um galho e tirando um cochilo praticamente interminável. O animal também é conhecido por se mover com extrema lentidão.

O bicho-preguiça consegue toda a água que precisa nas folhagens que come. No alto das árvores, ele faz de tudo (tem seus filhotes, cresce e dorme muito).

Deve-se à sua baixa atividade metabólica que também é a responsável por descer das árvores apenas uma vez por semana para defecar ou urinar. Só espanta a preguiça na água onde éconsiderada excelente nadadora.

Além disso, quando se sente ameaçada, a preguiça emite sons de alta-frequência pelas narinas. Quando está angustiada, é possível ouvir balidos de tristeza. O período de gestação da preguiça é de seis meses. A espécie gera um único filhote, que pesa entre 200 e 250 gramas.