É crime manipular?

Perguntado por: dguterres8 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

Por exemplo, a manipulação de uma pessoa pela outra, por si só, não configura crime. Contudo, se essa manipulação acontecer, por exemplo, com a intenção de obter para si ou para outrem vantagem indevida, pode haver o crime de estelionato, previsto no art.

Quem pratica o gaslighting geralmente usa pessoas próximas da vítima para desestabilizar sua autoconfiança. No caso de filhos, podem dizer que a pessoa não é boa o suficiente como pai ou mãe, que não faz nada certo, ou que vive cometendo erros, por exemplo. O mesmo pode ocorrer com vínculos familiares ou de amigos.

Como se defender do gaslighting

  1. Não assumir a responsabilidade pelas ações de outra pessoa.
  2. Lembrar-se, sempre, da sua verdade.
  3. Não discutir nos termos da outra pessoa.
  4. Priorizar a sua segurança.
  5. Lembrar-se de que você não está sozinha.

O texto legal a descreve como sendo condutas que causem danos emocionais em geral ou atitudes que tenham objetivo de limitar ou controlar suas ações e comportamentos, através de ameaças, constrangimentos, humilhações, chantagens e outras ações que lhes causem prejuízos à saúde psicológica.

O tratamento do silêncio é definido como a prática de ignorar, recusar-se a responder ou evitar falar com outra pessoa. Esse comportamento pode ocorrer em qualquer tipo de relacionamento, seja entre parceiros românticos, amigos, familiares ou colegas de trabalho.

A Manipulação da Lei (Também conhecida como Manipulação das Regras) é a habilidade de controlar e alterar as regras e o sistema de leis da realidade, te tornando uma autoridade maior.

A manipulação psicológica é um tipo de influência social que visa mudar o comportamento ou a percepção dos outros por meio de táticas indiretas, enganosas ou dissimuladas. Ao promover os interesses do manipulador, muitas vezes à custa de outro, tais métodos podem ser considerados exploratórios e desonestos.

As habilidades de manipulação incluem utilizar um objeto para concluir uma tarefa. É um marco importante para o desenvolvimento dele, pois através de brincadeiras funcionais e das próprias experiências ele consegue experimentar e entender como o mundo funciona.

5 dicas para desarmar um manipulador

  1. Reconheça-o. ...
  2. Aprenda a dizer não. ...
  3. Mantenha a distância. ...
  4. Faça perguntas sempre que puder! ...
  5. Não se culpe nem se pressione. ...
  6. Preserve-se de manipulações daqui em diante.

A culpabilização é uma forma que o manipulador usa para que a vítima se sinta culpada ou responsável por algo. Quando o manipulador consegue infiltrar esse pensamento de culpa na mente da vítima, fica fácil de enfraquece-la e manipula-la fazendo com que ela ceda às ordens do manipulador como forma de se redimir.

“Para se proteger de manipuladores, é necessário estar atento às suas táticas e não se deixar levar por suas emoções. É importante aprender a dizer não e a estabelecer limites claros para o relacionamento. Além disso, é fundamental manter uma rede de apoio e buscar ajuda profissional, se necessário.”

Pessoas manipuladoras enxergam outros indivíduos como fantoches e constantemente tentam mudar nosso modo de pensar ou agir. O manipulador utiliza diferentes artimanhas para induzir, moldar e conduzir o comportamento daqueles que estão ao seu redor, com o intuito de obter benefícios próprios.

Os manipuladores emocionais são experts em distorcer fatos e isolar acontecimentos, contando no momento e da maneira que mais lhe convém. Assim, conseguem manipular pessoas e circunstâncias para que os resultados sejam do jeito no qual planejaram, tendo uma falsa ilusão de que estão no controle de qualquer situação.

A culpabilização é uma forma que o manipulador usa para que a vítima se sinta culpada ou responsável por algo. Quando o manipulador consegue infiltrar esse pensamento de culpa na mente da vítima, fica fácil de enfraquece-la e manipula-la fazendo com que ela ceda às ordens do manipulador como forma de se redimir.