É crime mandar print?

Perguntado por: garruda5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Os direitos à privacidade e à intimidade estão protegidos pela Constituição Federal e pelo Código Civil — logo, compartilhar mensagens de texto, aúdio e vídeo que exponham a intimidade de outros sem a devida autorização não é recomendável.

Constituição Federal diz que sigilo de comunicações é "inviolável", entendimento em decisão recente do STJ. Sabe os prints de conversas do Whatsapp? Compartilhar com outras pessoas sem a autorização de quem mandou a mensagem pode ser considerado crime.

Com a atualização mais recente, aplicativo de mensagens passou a impedir capturas de qualquer mídia temporária de forma nativa. Uma atualização do WhatsApp agora permite bloquear capturas de tela (print screen) de fotos e vídeos temporários sem a necessidade de configuração.

Será que tem como uma pessoa saber quando você tirou um print no WhatsApp? A resposta é não. O WhatsApp não tem nenhum mecanismo que avisa sobre possíveis registros da tela, seja em bate-papos individuais ou nas conversas em grupo. É impossível saber também quem fez o registro ou quando isso ocorreu.

O WhatsApp não notifica usuários quando terceiros fazem capturas de tela de alguma conversa. Isso é válido para tentativas de registros de outras telas do aplicativo, como a inicial e de status O mensageiro mantém a privacidade dos usuários que fazem a captura, sem qualquer tipo de restrição.

Depende! O Print Screen é um arquivo de imagem que pode ser adulterado com muita facilidade e por isso é considerado uma prova frágil.

Para capturar tela de apps que não permitem, é preciso recorrer a emuladores e aplicativos que transmitem a tela do Android, como é o caso do Bluestacks. O software, disponível para Windows e Mac, permite acessar a Play Store com a sua conta do Google e baixar os apps.

Logo, quem compartilha imagens, áudios e registro de conversas entre duas ou mais pessoas, sem autorização, está cometendo crime. Além disso, os danos causados pela divulgação de mensagens privadas também podem gerar indenizações por danos morais, vez que buscam recuperar os danos gerados pela exposição.

Compartilhamento de conteúdo ilegal: compartilhar mensagens, fotos, vídeos ou outros arquivos que contenham conteúdo ilegal, como pornografia infantil ou drogas, pode ser considerado um crime.

Toda pessoa tem o seu direito de imagem e, por esta razão, publicar material sem autorização prévia pode acarretar um processo judicial requerendo dano moral e material, como descrito no artigo da Constituição.

Os prints de conversas do WhatsApp podem ser admitidos como prova no processo penal, desde que observadas as condições legais e os procedimentos adequados para garantir sua autenticidade e integridade. A contratação de Perito Técnico Forense Computacional e a ata notarial são recursos que auxiliam nesse processo.

Capturas de tela do perfil ou de Stories não são "delatados" pela rede social. Você sabia que o Instagram notifica os usuários sobre prints tirados em alguns casos? A rede social avisa se a captura de tela foi tirada de uma foto, vídeo ou mensagem autodestrutiva que ele enviou por meio das Direct Message, a DM.

O processo é simples e basicamente consiste em efetuar um dos processos mais conhecidos no Windows: copiar/colar. Vamos copiar a tela do computador para a área de transferência, e colar na área de conversa com uma pessoa no WhatsApp.

No caso do Instagram, a notificação da captura de tela acontece quando o remetente da mensagem envia um texto com o bate-papo no modo de “mensagens temporárias”. O aviso é necessário para garantir que o destinatário não retenha informações mandadas de forma sigilosa sem o conhecimento de quem enviou a informação.

A revelação de quem tirou print no Instagram só acontece no Direct e se algum participante do bate-papo ativar o modo temporário. O modo temporário apaga todas as mensagens enviadas assim que o destinatário sai da tela do chat.

Quando alguém está online, o WhatsApp dessa pessoa está aberto em primeiro plano e conectado à internet. No entanto, isso não significa que sua mensagem foi lida. A informação visto por último exibe a hora em que a pessoa usou o WhatsApp pela última vez.

Apesar das fabricantes lançarem celulares Android com especificações e tecnologias diferentes, todos eles têm um recurso em comum: permitem fazer uma captura de tela. Essa função, mais conhecida como print, cria uma imagem com tudo o que é exibido no display do aparelho.