É crime fazer prova no lugar de outra pessoa?

Perguntado por: vdias . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Está em vigor desde o dia 16 de dezembro do ano passado, quando foi publicada no Diário Oficial da União , sob o número 12.550/11, uma lei que altera o Código Penal Brasileiro e torna crime fraudar concurso público, com penas que podem chegar a oito anos de reclusão e multa para os infratores.

Cole usando uma pilha de papéis: esconda a folha da cola em um lugar separado da prova para não ser pego em flagrante. Você pode guardá-la no banheiro, na cadeira de alguém etc. Esconda as colas sob a manga de uma camisa de manga longa: este também é um bom método, já que o professor não vai procurar nesse local.

Imoral, antiético porque colando na prova você não está indo de acordo com seus princípios éticos e morais exemplo: roubei, eu sei que é errado, estou sendo antiético...

Quem cola, na verdade, não sai da escola, porque fica preso dentro do seu sistema viciado e viciante. Apesar da institucionalização da cola, o professor se indigna quando consegue pegar um aluno colando.

Mas usar uma técnica de chute para concursos realmente funciona? A única resposta que podemos dar, com certeza, é que é melhor chutar e ter a chance de estar certo do que deixar a resposta em branco e não ter chance alguma. Por isso, use o chute apenas quando a outra opção for deixar a questão em branco.

Não é permitido levar ao Enem óculos escuros, boné, chapéu, tiaras, gorros e demais acessórios próprios para usar na cabeça. Recomenda-se evitar usar pulseiras, colares e brincos que possam incomodar e, com isso, atrapalhar a concentração na hora da prova.

Se seus alunos estão sempre colando, a primeira providência é entender o porquê. Talvez eles estejam manifestando insegurança, mostrando que não se ajustam a um ensino que privilegia a "decoreba" ou se recusando a quebrar a cabeça para provar que sabem coisas pelas quais não se interessam.

Durante a prova, coloque o aparelho entre as pernas ou esconda dentro do estojo. Outra dica é, antes da prova, usar o celular de alguém para enviar as anotações por mensagem de texto para o próprio aparelho. Lembre-se de colocar o celular no silencioso!

A sociedade coloca a responsabilidade da escolarização nas mãos dos professores. Logo, ela acredita que quem se forma ou passa em uma matéria, tem razoavelmente aquele conteúdo. Quando um aluno consegue seu diploma através de cola, ele coloca a sociedade em que vive em risco, porque ele finge saber algo que não sabe.

As justificativas são muitas: não teve tempo suficiente para estudar, a matéria era muito difícil ou medo de ser repreendido pelos pais caso tirasse nota baixa. Nesses casos, assim como em muitos outros, é cobrado do estudante um resultado final e não o aprendizado, o que quebra a lógica escolar de avaliação.

MOTIVO TRÊS: Consciência limpa é tudo, e melhor que qualquer resultado. Quando você cola é uma pressão só. Pressão na hora de fazer a cola; Pressão na hora e até depois da prova. Faça sua prova de maneira honesta e de acordo com o que foi aprendido no decorrer das aulas.

O período escolar é formado pelo Ensino Fundamental, dos 6 aos 15 anos, e pelo Ensino Médio, dos 15 aos 18. O período de formação profissional inicia aos 18 anos, com o Ensino Superior, e por definição vai até os 22 anos, apesar de isto variar bastante de acordo com vários fatores.

Então, se o aluno menor de idade tiver autorização de seus responsáveis legais para sair antes do término do período de aula, não pode ser impedido pela direção de sair da escola por conta de uma regra organizacional. E se for aluno maior de idade, daí é que não se pode impedi-lo.

Para que a colagem tenha efeito, é importante pressionar as duas superfícies durante 30 minutos a 1h de forma que ela fique firme. No total, o tempo de secagem varia de 18 a 24h. Barata e não-inflamável, ela fica clara quando seca, mas não é resistente à água.

Suspeita-se que os idealizadores da prova buscam esconder as afirmativas certas. Portanto, dificilmente ela estará na letra “A” ou “E”. Se você tiver certeza da resposta, confie no seu estudo independente de onde a resposta esteja! Mas se precisar chutar mesmo, evite essas letras e busque marcar “C” ou “D”.

Uma das melhores dicas para chutar nas provas de concurso é a técnica de eliminação de alternativas. Ao ir eliminando as alternativas que você tem certeza de que estão erradas, a probabilidade de você chutar na alternativa certa aumenta.

A resposta é que é possível, sim, levar absorvente para o exame. A dica é colocá-lo em um saquinho transparente, para que o fiscal possa verificá-lo e se certificar de que não existem informações sobre a prova ali.