É crime derrubar árvore?

Perguntado por: ecastro7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

A Lei 9.605/98, elaborada com o objetivo de trazer punições administrativas e penais para condutas e atos que causem danos ao meio ambiente, trouxe a descrição de diversos crimes ambientais.

O avanço indiscriminado sobre a mata já levou o País a criar uma lista de espécies protegidas por lei federal, sendo proibido o seu corte. Nessa lista estão a Castanheira, a Seringueira e o Mogno.

Autorização para cortar árvores: passo a passo
No caso de corte em área interna, é indispensável a contratação de um engenheiro, seja ele florestal ou agrônomo. Ele se responsabilizará pela elaboração de um laudo técnico da árvore com A.R.T.. Encaminhei seu pedido para o setor responsável.

Qualquer árvore que estiver com a sua estrutura comprometida ou oferecendo perigo à fiação elétrica, independentemente da espécie, pode ser podada e, em casos extremos, cortada. É sempre necessário ter autorização da prefeitura, para a poda ou o corte de qualquer tipo de árvore.

Se há risco de queda de árvore, a secretaria orienta que o morador da cidade ligue para a Prefeitura por meio do telefone 156 e informe o problema. Se o caso for de poda, a sugestão é procurar a subprefeitura da região onde a árvore fica.

Posso cortar uma árvore dentro da minha propriedade? Caso o corte ou a poda acorra sem a devida autorização do órgão competente, o cidadão ou empresa estará sujeito a responder por crime ambiental, além da aplicação de multas e outros tipos de agravos.

De acordo com o texto sancionado, a supressão de árvores, em propriedades públicas ou privadas, fica sujeita à autorização, por escrito, do subprefeito da região da poda. O responsável ainda pode delegar ao engenheiro agrônomo – biólogo ou engenheiro florestal – a competência para autorizar e fiscalizar os cortes.

O Brasil possui espécies florestais protegidas por legislação federal, sendo proibido o seu corte. São elas a Castanheira (Bertholletia excelsa - Decreto 5.975/2006); Seringueira (Hevea spp) (Decreto 5.975/2006) e o Mogno (Swietenia macrophylla King) (Decreto 6.472/2008).

Caso você necessite do corte de árvores em propriedade privada ou pública é recomendado entrar em contato com a subprefeitura da sua região, que apresentará todo o planejamento para cortar árvores grandes ou cortar árvore da calçada de maneira correta e no cumprimento das leis.

Qual é o jogo que as árvores odeiam? Resposta: Queimada.

São as árvores que aumentam a umidade do ar, evitam erosões ao longo dos rios, realizam a fotossíntese resultando na produção de oxigênio essencial para os seres vivos, fornecem sombra e conseguem reduzir a temperatura, reduzem a poluição do ar, servem como abrigo para espécies de animais, contribuindo para a ...

De acordo com ele, a população só pode fazer o corte da árvore que caiu com os ventos se ela estiver causando alguma interferência, mas ainda assim é necessário avisar aos órgãos ambientais competentes.

Chame o Corpo de Bombeiros nos casos urgentes com risco de queda de árvore. Segundo o Corpo de Bombeiros, árvores com partes ocas, galhos pendentes, obstruindo muros ou inclinadas são as que apresentam fortes indícios de que podem cair. E, nestes casos, a corporação deve ser acionada pelo 193.

Remoção precisa ser autorizada pela Prefeitura
Ajude a Prefeitura de São Paulo a zelar pela saúde das árvores de praças, calçadas e margens de córregos. Informe problemas pelo fone 156 ou pelo aplicativo (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/).

Cortar árvores em ambiente público, mesmo que seja na calçada de casa, é passível de multa, desde que não haja interferência direta no impacto de fauna e flora nativas, inclusive jogando herbicidas nos troncos das árvores, o que pode virar um condicionante mais grave.

Está em 14:7-9: “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Ao cheiro das águas brotará”. Jó fora muito rico, mas perdeu tudo.

residente e domiciliado no endereço , nº , Bairro , Telefone , vem respeitosamente solicitar autorização para poda( ) ou corte( ) de árvore (s), situada em minha propriedade, estando ciente que é de minha responsabilidade, o corte, coleta de galhos, retirada de tronco, reforma do calçamento e o plantio de outra árvore ...

“Art. 1.284. Os frutos caídos de árvore do terreno vizinho pertencem ao dono do solo onde caíram, se este for de propriedade particular.”

O proprietário do imóvel onde se situa a árvore, quando esta causa algum dano à pessoa, ao imóvel limítrofe ou a um automóvel, é obrigado a indenizar o vizinho, inclusive quando as folhas caem e entopem as calhas, de forma a causar infiltração e danificar tetos, paredes, armários, móveis, piso e aparelhos elétricos.